CrashPlan – Uma eficiente ferramenta de Backup


CrashPlan é uma interessante ferramenta de backup, repleta de funcionalidades e com suporte a criptografia, para quem deseja efetuar backups de suas máquinas, ele pode ser uma excelente escolha.

A ferramenta é desenvolvida pela empresa de armazenamento em nuvem de mesmo nome, CrashPlan, o interessante é que quem estiver disposto pode pagar uma assinatura para ter armazenamento ilimitado na nuvem (Os valores da CrashPlan são baixos, vamos abordar isso mais a frente), porém quem não quiser usar o serviço em cloud da empresa, ainda conta com diversas funções interessantes na aplicação.

O uso do software é bem simples, após instalado já temos na tela principal as principais funções, sendo um botão de backup e os destinos possíveis para receber o arquivo. É aqui que o CrashPlan brilha, a ferramenta oferece a CrashPlan Central, que nada mais é que o serviço de armazenamento em nuvem da empresa, ainda temos a possibilidade de escolher um diretório local ou em HD externo, um outro computador e um amigo. Sim, a ferramenta permite que você salve o arquivo de backup em outra máquina que tenha o aplicativo instalado, permitindo que você crie um pequeno servidor em sua casa para receber o backup de todas as outras máquinas.

A parte do amigo também é bem interessante, a ferramenta gera um código único que você pode fornecer para um amigo e permitir que ele use sua máquina para salvar o backup dele, o caminho inverso também é possível. E ainda com base nesta funcionalidade, é possível compartilhar a assinatura de armazenamento em nuvem, a empresa vende uma modalidade que permite até 10 máquinas conectadas, tudo que você precisa fazer é comprar o plano família e fornecer o código de compartilhamento para os demais amigos e todos poderão salvar o backup de tamanho ilimitado, diretamente na cloud da CrashPlan.

O plano família é bem interessante, são 150 dólares anuais para 10 máquinas com armazenamento ilimitado, em uma conta rápida isso equivale a uma média de 6 reais por mês por usuário, já calculando conversão do dólar e IOF, sendo possível dar um pouco menos. Desta forma, a ferramenta não somente é interessante para utilização offline, como seu plano de armazenamento online é bem convidativo.

Entre as diversas configurações está a possibilidade de desativar a criptografia aplicada por padrão, ou simplesmente usar uma senha específica e escolher qualquer diretório de sua máquina, por padrão a aplicação faz o backup da home, mas é possível escolher um ou mais diretórios e consequentemente seus subdiretórios.

O CrashPlan é construído em java, por este motivo apresenta um consumo de memória um pouco maior do que aplicações do gênero, mas nada que chegue a ser extremo, com a aplicação aberta, marcamos uma média de 250MB consumidos. Como o CrashPlan aplica criptografia em seus arquivos e ainda é capaz de efetuar a compactação para economizar espaço, caso o usuário opte por isso, o consumo de CPU pode mostrar-se elevado Porém para evitar más experiências, a aplicação está programada para ocupar apenas 20% da CPU quando a máquina estiver em uso e 80%, quando estiver inativa, esses valores podem ser modificados na tela de configurações.

Para baixar o CrashPlan, clique no botão que está no topo dessa matéria, o instalador é via terminal e deve funcionar nas principais distribuições Linux. Não deixe de nos contar sua experiência e dê uma passada em nossa comunidade no Google Plus e siga nossa fanpage no Facebook.

View post on imgur.com