Categorias: Linux Tutoriais

Como criar uma chave de criptografia com o GPG

O GnuPG ou GPG é uma ferramenta de criptografia opensource, completa, que segue o padrão OpenPGP definido pela RGC4880. A ferramenta faz parte da Free Software Foundation e do projeto GNU, além disso possui forte patrocínio do governo Alemão, tendo inclusive sido criada pelo desenvolvedor alemão Phil Zimmermann e desde 2000 é patrocinado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Tecnologia.

A ferramenta está por padrão em softwares como os clientes de e-mail Kmail e Evolution, mensageiros como o Psi e Fire e existem extensões que levam seu suporte ao Mozilla Thunderbird e SeaMonkey.

Com seu sistema de chaves assimétricas, a ferramenta permite a troca de chaves públicas entre usuários, oferece suporte a assinatura digital de forma a garantir a integridade do que fora enviado e de seu remetente.

Não somente em mensagens e e-mails, mas um robusto sistema de criptgrafia pode ser utilizado de N maneiras, o Kwallet do KDE, por exemplo, também possui suporte ao GPG de modo a proteger o armazenamento de suas senhas com maior segurança.

O GPG já está incluso na maioria das distribuições Linux, podendo ser utilizado por linha de comando, apesar disso existem interfaces gráficas para a criação e gerenciamento das chaves. Nesta matéria, ensinaremos a criar uma chave GPG utilizando o terminal de sua distro Linux, posteriormente abordaremos algumas das opções gráficas.

Criando uma chave de criptografia com o GPG

A primeira coisa a fazer é abrir seu terminal e digitar o seguinte comando:

gpg –gen-key

Surgirão algumas opções na tela, escolha a primeira para criar sua chave. Em seguida uma pergunta será feita sobre o comprimento de bits da chave, o padrão é o de 2048, mas a ferramenta permite que sejam escolhidos comprimentos entre 1024 e 4096. Clique em “Enter” para manter o padrão de 2048.

A próxima pergunta refere-se ao tempo de validade da chave, é possível fazer com que a chave tenha uso indeterminado, ou seja, nunca vença, ou programar uma validade em semanas, meses ou anos. Recomendo que escolha um prazo de vencimento, aumentando a segurança de sua criptografia que deverá ser obrigatoriamente renovada quando passado aquele período, Basta digitar a quantidade desejada, seguida de w para semanas ou y para anos, se preferir que não tenha validade, digite 0.

Chegando ao fim, a ferramenta pedirá alguns dados como identificador da chave gerada, deve-se colocar o nome quando pedido, em seguida um endereço de e-mail e por fim um comentário, sendo este campo interessante para um “apelido”.

Terminado, o penúltimo passo será criar uma senha para sua chave, tendo que a digitar duas vezes. Ao confirmar, a ferramenta pedirá que você utilize sua máquina normalmente e efetue o maior número de ações e cliques possíveis para gerar uma quantidade de bits aleatórios para entropia.

Terminado, será exibido a fingerprint de sua chave e ela estará armazenada em ~/.gnupg e você já a pode usar para o fim desejado.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

2 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

7 dias ago

Como instalar Flatpak na loja do Ubuntu

A Canonical optou já faz algum tempo, por utilizar a Gnome Software, como sua loja de aplicativos. No entanto, ela… Read More

2 semanas ago