Categorias: Analise Linux

Emmi Linux – Um projeto brasileiro com XFCE

Emmi Linux é uma remasterização desenvolvida por brasileiros e que usa o Debian como base. Recentemente noticiamos o retorno do Big Linux, famosa remaster brasileira, hoje é hora de aproveitar para conhecer outro nome brasileiro neste meio.

O Emmi Linux sustenta o projeto com base em 5 pilares, flexibilidade, estabilidade, leveza, beleza e facilidade. Alguns desses pontos notamos de imediato, através das escolhas da equipe, o ambiente gráfico padrão é o XFCE, o que já adiciona uma menor necessidade de recursos ao sistema.

O XFCE aqui está bem personalizado, usando um menu próprio, chamado de Neon Menu, além de tema e pacote de ícones que colocam o Emmi Linux em um visual voltado ao flat design.

Apesar de temas e ícones serem questões de gosto, consideramos que a escolha do Emmi foi acertada e o visual é muito bonito e elegante, com algumas pequenas falhas visuais, como o ícone de conexões na barra de tarefa que não fora contemplado pelo tema usado e destoa de todo o restante.

Para a facilidade e flexibilidade, o Emmi Linux traz uma enorme coleção de softwares já pré instalados que não só a tornam um pacote pronto para diversos públicos, como realmente acabam por facilitar em alguns sentidos. Por exemplo, de forma nativa o sistema traz o OverGrive, uma aplicação não oficial que é capaz de sincronizar os arquivos de sua máquina com o Google Drive.

Também estão embarcados alguns wrap apps, tais como o Whatsie para o Whatsapp e um para o Hangouts e Youtube. Também temos outros nomes muito conhecidos que normalmente não são escolhidos como software padrões, entre eles temos o Spotify, Atom IDE, Gimp, Bleach, duas opções de navegadores ( Firefox e Chrome) e assim por diante.

O usuário também encontra um painel de controle e um gerenciador de hardware, muito similar ao do Windows, facilitando para quem está querendo testar o Linux e procura manter um ambiente familiar.

Como comentado logo no início desta matéria, a base é o Debian, aproveitando para entregar toda a qualidade de pacotes de seus repositórios, assim como sua estabilidade, correções e atualizações.

Por ser um projeto brasileiro, existe toda uma atenção para com este público, comunicação por rede social e venda de DVD de instalação, algo pouco suportado pela maioria dos projetos, mas que acaba contribuindo para quem tem uma maior dificuldade com conexões de rede, isso aliado ao fato que o Emmi Linux já vem com uma grande variedade de softwares instalados.

Você pode baixar a ISO, clicando no botão que está no topo desta matéria, o sistema funciona em modo live usb, caso não queira instalar de primeiro momento. Depois não deixe de nos contar o que achou, seja em nosso espaço para comentários ou em nossa comunidade no Google Plus.

View post on imgur.com

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

2 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

7 dias ago

Como instalar Flatpak na loja do Ubuntu

A Canonical optou já faz algum tempo, por utilizar a Gnome Software, como sua loja de aplicativos. No entanto, ela… Read More

2 semanas ago