Zoho Writer - Uma poderosa alternativa ao Microsoft Word - Linux Centro
Zoho Writer
Escritorio

Zoho Writer – Uma poderosa alternativa ao Microsoft Word

 Ao longo dessa semana temos produzido as matérias do Linux Centro, utilizando o Zoho Writer, a proposta de editor de texto da Zoho.

 Esse editor de texto está longe de ser uma novidade, visto que a empresa atua nesse ramo desde 2009, época em que mudou seu nome de AdventNet para adotar o mesmo nome de sua suíte, Zoho Office Online.

 Para quem não conhece, a Zoho é uma multi nacional com foco em softwares e soluções tecnológicas corporativas, apesar disso, praticamente todos os seus softwares possuem versões gratuitas com todos os principais recursos disponíveis e acessíveis para o usuário final.

 Entre as apostas da Zoho, está o Zoho Vault, uma solução de gerenciador de senhas, tal qual o Last Pass, o Zoho Mail, Zoho CRM, Zoho Invoice e várias outras soluções, como podes ver, a maioria focada no mundo corporativo. O Zoho Write faz parte da reformulação do Zoho Office Online, onde a empresa optou por separar as ferramentas de sua suíte, além de dar uma nova cara e novas funcionalidades.

 Visualmente o Zoho Writer merece um enorme destaque, a Zoho fugiu do padrão popularizado pela Microsoft e optou por uma interface extremamente clean e com foco no conteúdo. Desta forma, o usuário tem na tela apenas algumas principais informações, como o nome do documento (podendo editar apenas clicando sobre ele), o ícone de pasta que permite você reorganizar o documento dentro de sua hospedagem do Zoho, informações do idioma, quantidade de palavras digitadas e um elegante menu que entrega as opções “Compose, Review e Distribute”.



 Todas as opções e ferramentas de edição estão ocultas no menu de sanduíche no lado esquerdo, superior da tela. Ao clicar nele, um painel é expandido e todas as opções e ferramentas estão ali, devidamente categorizadas.

 Falando em ferramentas, o Zoho Writer é vasto em funcionalidades e consegue suprir a necessidade da maioria dos usuários, que dificilmente irão usar seus recursos em totalidade. Na parte de edição, ele conta com opções esperadas de um editor, como criação de rodapé e cabeçalho, numeração de páginas, quebra de páginas, criação de tabelas, caixas de texto e assim por diante. Mas não parando no essencial e tendo funcionalidades extras, como inserção de código com destaque, diversos templatesjá prontos para uso, assinatura digital, integração com WordPress e integração com e-mail, permitindo você selecionar diversos contatos para receber aquele arquivo por e-mail, sem ter que sair do documento.

 Na parte da colaboração online, o Zoho Writer conta com versionamento de versão, rastreio de modificações, bloquear a edição de apenas determinados conteúdos ao invés de todo o documento, adicionar comentários, espaço para chat e por fim, possibilidade de compartilhar através de link ou aplicativos.

 Como comentado anteriormente, o Zoho Writer oferece por padrão um armazenamento em cloud de 5GB que fazem parte de sua conta Zoho (Com aplicação para Linux), no entanto, ele ainda entrega-se ao Google Drive, Box e Dropbox, permitindo que você salve e consuma arquivos dessas outras clouds.

 Por fim, em primeira vista, você pode acreditar que o Zoho Writer não tem suporte ao português, mas na verdade tem, com distinção entre o brasileiro e de portugal. O que acontece é que o corretor ortográfico possui suporte completo e inclusive muito funcional, com uma caixa de diálogo de fácil acesso para as correções e até facilitando a adição de novas palavras ao dicionário, mas a interface da suíte está parcialmente traduzida. Desta forma, você tem um corretor totalmente funcional, mas uma interface que na maior parte do tempo, utiliza os nomes em inglês (Também notamos que o corretor tem dificuldade em compreender conjugações de verbo).

 O Zoho Writer também conta com uma aplicação para Android, permitindo que você continue, comece ou gerencie seus documentos também do seu smartphone.

Para testar e conhecer o Zoho Writer, clique aqui, depois aproveite para nos contar o que achou desse editor de texto.

 

 

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube