Flameshot - Ferramenta leve e completa para printscreen - Linux Centro
Flameshot
Acessorios Linux

Flameshot – Ferramenta leve e completa para printscreen

Se você não gosta da ferramenta nativa de print screen de sua distribuição Linux, ou procura uma mais completa, vale a pena dar uma olhada no Flameshot.

Em fase inicial de desenvolvimento, distribuída gratuitamente e sobre código aberto, mais especificamente a licença GPL 3, o software já conta com 31 desenvolvedores para seu mantenimento e mostra-se uma excelente opção a ferramenta profissional de printscreen, Shutter.

Seu funcionamento é um pouco mais dinâmico que o Shutter, ao invés de você efetuar as edições na imagem depois de ter tirado o print, com o Flameshot tudo é feito em tempo real, ferramentas de desfocagem, cortes, inserções de figuras, cores e até o upload do print são exibidos ainda no momento da seleção do printscreen.

Tudo que o usuário precisa fazer é instalar a aplicação, ela é distribuída em dev, rpm e AppImage, funcionando em praticamente todas as distribuições Linux do mercado.

Uma vez instalado, basta o usuário procurar no menu de aplicações pelo Flameshot, ao executar pela primeira vez, um ícone será levado para a área de notificações, ali fica centralizado o comando de print, a opção de configuração e finalização do software.

Ao clicar em “Take Screenshot”, uma janela flutuante será exibida sobre seu desktop, para que com o mouse você selecione a área que deseja capturar, enquanto faz isso, abaixo da caixa de seleção são exibidas as ferramentas presentes na aplicação, entre elas estão figuras, setas, desfoque e até mesmo a possibilidade de upload direto para o Imgur.

Você faz a seleção da parte desejada no screenshot, edita como desejar e só depois de feita todas as modificações, você salva a imagem ou copia para a área de transferência em prol de colar em algum lugar.

A ferramenta é leve, não consumiu mais que 20MB de memória enquanto esteve em execução e o tempo de CPU fora praticamente nulo.

Para quem quer um ferramentário mais avançado para suas capturas de tela, o Flameshot é uma excelente e recomendada opção.