Categorias: Acessorios Linux

Flameshot – Ferramenta leve e completa para printscreen

Se você não gosta da ferramenta nativa de print screen de sua distribuição Linux, ou procura uma mais completa, vale a pena dar uma olhada no Flameshot.

Em fase inicial de desenvolvimento, distribuída gratuitamente e sobre código aberto, mais especificamente a licença GPL 3, o software já conta com 31 desenvolvedores para seu mantenimento e mostra-se uma excelente opção a ferramenta profissional de printscreen, Shutter.

Seu funcionamento é um pouco mais dinâmico que o Shutter, ao invés de você efetuar as edições na imagem depois de ter tirado o print, com o Flameshot tudo é feito em tempo real, ferramentas de desfocagem, cortes, inserções de figuras, cores e até o upload do print são exibidos ainda no momento da seleção do printscreen.

Tudo que o usuário precisa fazer é instalar a aplicação, ela é distribuída em dev, rpm e AppImage, funcionando em praticamente todas as distribuições Linux do mercado.

Uma vez instalado, basta o usuário procurar no menu de aplicações pelo Flameshot, ao executar pela primeira vez, um ícone será levado para a área de notificações, ali fica centralizado o comando de print, a opção de configuração e finalização do software.

Ao clicar em “Take Screenshot”, uma janela flutuante será exibida sobre seu desktop, para que com o mouse você selecione a área que deseja capturar, enquanto faz isso, abaixo da caixa de seleção são exibidas as ferramentas presentes na aplicação, entre elas estão figuras, setas, desfoque e até mesmo a possibilidade de upload direto para o Imgur.

Você faz a seleção da parte desejada no screenshot, edita como desejar e só depois de feita todas as modificações, você salva a imagem ou copia para a área de transferência em prol de colar em algum lugar.

A ferramenta é leve, não consumiu mais que 20MB de memória enquanto esteve em execução e o tempo de CPU fora praticamente nulo.

Para quem quer um ferramentário mais avançado para suas capturas de tela, o Flameshot é uma excelente e recomendada opção.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Tags: Analises

Matérias Recentes

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

2 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

7 dias ago

Como instalar Flatpak na loja do Ubuntu

A Canonical optou já faz algum tempo, por utilizar a Gnome Software, como sua loja de aplicativos. No entanto, ela… Read More

2 semanas ago