Categorias: Acessorios Linux

Flameshot – Ferramenta leve e completa para printscreen

Se você não gosta da ferramenta nativa de print screen de sua distribuição Linux, ou procura uma mais completa, vale a pena dar uma olhada no Flameshot.

Em fase inicial de desenvolvimento, distribuída gratuitamente e sobre código aberto, mais especificamente a licença GPL 3, o software já conta com 31 desenvolvedores para seu mantenimento e mostra-se uma excelente opção a ferramenta profissional de printscreen, Shutter.

Seu funcionamento é um pouco mais dinâmico que o Shutter, ao invés de você efetuar as edições na imagem depois de ter tirado o print, com o Flameshot tudo é feito em tempo real, ferramentas de desfocagem, cortes, inserções de figuras, cores e até o upload do print são exibidos ainda no momento da seleção do printscreen.

Tudo que o usuário precisa fazer é instalar a aplicação, ela é distribuída em dev, rpm e AppImage, funcionando em praticamente todas as distribuições Linux do mercado.

Uma vez instalado, basta o usuário procurar no menu de aplicações pelo Flameshot, ao executar pela primeira vez, um ícone será levado para a área de notificações, ali fica centralizado o comando de print, a opção de configuração e finalização do software.

Ao clicar em “Take Screenshot”, uma janela flutuante será exibida sobre seu desktop, para que com o mouse você selecione a área que deseja capturar, enquanto faz isso, abaixo da caixa de seleção são exibidas as ferramentas presentes na aplicação, entre elas estão figuras, setas, desfoque e até mesmo a possibilidade de upload direto para o Imgur.

Você faz a seleção da parte desejada no screenshot, edita como desejar e só depois de feita todas as modificações, você salva a imagem ou copia para a área de transferência em prol de colar em algum lugar.

A ferramenta é leve, não consumiu mais que 20MB de memória enquanto esteve em execução e o tempo de CPU fora praticamente nulo.

Para quem quer um ferramentário mais avançado para suas capturas de tela, o Flameshot é uma excelente e recomendada opção.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Tags: Analises

Matérias Recentes

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

6 horas ago

Cartão de crédito Méliuz – Cashback em todas as compras – Vale a pena?

Já faz algum tempo que o Méliuz, serviço de cashback em compras, se quer saber mais sobre ele clique aqui,… Leia mais

1 dia ago

Ame Digital – A evolução da conta digital da Americanas e Submarino

O Ame nasceu como uma solução própria do grupo B2W, responsável pela Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato, para fidelização… Leia mais

2 dias ago

Alfred – O aplicativo para fãs de cinema

Alfred é uma rede social para aqueles que são fãs de cinema, controlado e desenvolvido pela FlixMedia, sua proposta é… Leia mais

3 dias ago

O Que Todo Mundo Precisa Saber sobre Segurança no Linux

Muitas pessoas consideram os sistemas Linux como sendo mais seguros e, em alguns casos, até mesmo “imunes” aos principais vírus… Leia mais

2 semanas ago

C6 Bank – Vale a pena usar o rival do Nubank?

C6 Bank é a nova fintech que pretende concorrer com Inter, Nubank, Neon e outros players o mercado de banco… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego