Linux Personalização

Flat Plat Aurora – Tema flat para seu Gnome Shell


Flat Plat Aurora é uma derivação do tema Flat Plat, foi desenvolvido pelo usuário Paskal Ferry e até o momento encontra-se em sua primeira versão.

Sem grandes mudanças para o tema original até o momento (O prometido pelo desenvolvedor é apenas uma sutil demanda), a maior mudança fica para a adoção da cor preta ao invés do azul acinzentado do tema original e o reposicionamento dos botões da janela.

Esse tema tem excelente casamento com o Gnome Shell, usuário do Unity perceberão que alguns elementos ficam desconfigurados, como o menu do nautilus, por esse motivo não é recomendado o Flat Plat Aurora que não seja no Gnome Shell 3.20 ou superior.

Com um visual totalmente inspirado no design flat e utilizando apenas do branco e preto para dar vida ao visual, esse tema é uma ótima opção para quem quer mudar a cara de seu ambiente gráfico e o deixar mais elegante.

Para baixar o Flat Plat Aurora basta clicar no botão que está no topo dessa matéria, nós do Linux Centro empacotamos o tema em deb e rpm, portanto caso use uma distro compatível com um desses dois empacotamentos, basta o escolher e efetuar o download, dando dois cliques depois de baixado para iniciar a instalação.

Demais distribuições encontram o pacote tar disponível para download, bastando o descompactar em /usr/share/themes ou em /home/SEUUSUARIO/.themes para não dar acesso ao tema para demais usuários da máquina.

Em ambos os métodos de aplicação é necessário recorrer ao Gnome Tweak Tool ou Ferramenta de Ajustes para trocar o tema, caso ainda não tenha essa ferramenta, você pode instalar diretamente da central de programas de sua distribuição Linux.

Com o Gnome Tweak Tool aberto, basta ir em aparência e na opção GTK+, escolher no menu dropdown o tema Flat-Plat-Aurora. A mudança do visual é de imediata e você ainda pode complementar com o pacote de itens Ubuntu Kylin que fornecemos nesta matéria.