Monochroma - Linux Centro
Games

Monochroma


Monochroma é um jogo de plataforma da Nowhere Studios e lançado no primeiro semestre de 2014, para linux e demais plataformas.

A história de Monochroma é um tanto surreal, passa-se em uma versão da década de 50, onde uma grande empresa comercializa robos para os cidadãos, o problema dentro desse cenário é que essa empresa tem muito a esconder e dois órfãos acabam presenciando algo que não deveria ter sido visto, fazendo com que sejam perseguidos pela corporação que busca, obviamente, acabar com os dois para manter seu segredo.

Dentro da história você vive o papel do irmão mais velho, o jogo não possui qualquer tipo de animação em seu inicio, você simplesmente é entregue ao controle do personagem, que naquele instante corre atrás do irmão. Durante essa corrida, o pequeno irá cair de um telhado e quebrar a perna, você deverá o pegar e correr atrás de socorro.

A história do jogo desenvolve-se com seu progresso, de certa forma isso é benéfico, já que nos coloca bem próximo a sensação que as duas crianças estariam a sentir.

A ambientação do jogo é o maior destaque aqui, as únicas cores predominantes são o preto e branco com detalhes em vermelho, os cenários são ricos em detalhes com vários elementos animados e boa interação com objetos, tornando Monochroma um jogo bonito de ser visto. Além disso a música e efeitos sonoros contribuem para com o cenário e deixam o jogador mais imerso.

O maior pecado de Monochroma fica por conta de sua movimentação, os comandos são simples e resumem-se a andar, pular e em alguns momentos interagir com objetos com a combinação de três botões, no entanto o personagem que está a seu controle passa a sensação de extremamente lento, além de existir uma certa imprecisão nos comandos de pular. Nada que possa prejudicar a experiência, mas que certamente causará algumas mortes aleatórias durante a jogatina.

O jogo explora o sentimento de solidão e proteção, você sentirá o tempo todo uma sensação de abandono ao ter-se duas crianças em uma enorme cidade, vazia, sombria e desolada tendo que fugir de um implacável perseguidor. Dentro disso ainda conta com o desespero de ter sobre sua responsabilidade um irmão pequeno que (ainda) está com a perna quebrada, não podendo deixa-lo sozinho por muito tempo e muito menos em lugares que não tenham iluminação.

Monochroma é o tipico jogo para quem curte o estilo plataforma com uma boa história e bela arte, algo como Limbo. A jogatina deve levar no máximo 7 horas e conclui-se com grande estilo, deixando o jogador ainda mais perplexo com a qualidade do enredo de um titulo Indie. O jogo encontra-se regularmente em promoção na Steam, no entanto você pode baixar a demo antes de o comprar, demo esta que encontra-se disponível aqui no Linux Centro ou pela própria Steam

Monochroma