Categorias: Games Linux

Itch – Plataforma de jogos indie


Itch.io, ou simplesmente Itch, é uma plataforma de venda e distribuição de jogos indies, atendendo tanto o Linux, como Windows e Mac.

Para quem conhece o Steam, já deve estar familiarizado com este tipo de plataforma, uma loja com diversos jogos, sendo vendidos ou disponibilizados gratuitamente para o usuário, escolher, baixar e jogar, a diferença do Itch é que seu foco é exclusivo em jogos de desenvolvedores independentes.

O cliente do Itch é desenvolvido com uso do Electron e fornece tanto a navegação na plataforma, como o download e gerenciamento dos jogos, no entanto nem todos os jogos possuem a instalação automática após clicar em download, nesse ponto a plataforma de jogos peca, já que não mantém uma regra de organização quanto a forma com que o conteúdo é fornecido, permitindo que em determinados casos, o desenvolvedor apenas coloque um pacote zip para ser baixado, fugindo um pouco da idéia de termos um software especifico para o Itch.

Quando falamos de jogos pagos, o serviço oferece alguns meios de pagamento, sendo eles o Paypal, Bitcoin e cartão de crédito. A forma de pagamento ocorre de modo interessante, o desenvolvedor decide o valor mínimo para seu jogo, mas o comprador pode optar por pagar valores maiores, tornando a transação como uma doação para incentivar o desenvolvedor do game a continuar seu trabalho.

Os jogos estão caracterizados por temas, plataformas e até pacotes promocionais, são diferentes e inusitadas opções, desde jogos complexos a alguns um tanto quanto duvidosos, muitos disponibilizados de forma gratuita e os pagos, costumam possuir uma demo para download.

Infelizmente a plataforma não oferece suporte a outras moedas que não seja o dólar, portanto sobra como opção apenas pagar com sua conta Paypal ou usar um cartão de crédito internacional.

Para quem busca conhecer alguns jogos diferentes, inusitados e muitas vezes sem qualquer abordagem da mídia especializada, o Itch é uma boa opção, até o meio desse ano a plataforma já contava com mais de 40 mil títulos, além de já ter repassado aos pequenos desenvolvedores, mais de 60 mil dólares.

Para baixar o Itch e conhecer novos e diferenciados jogos, você pode clicar no botão que está no topo dessa matéria, escolher o pacote destinado a sua distribuição e efetuar o download, depois basta clicar duas vezes sobre o arquivo para iniciar o download.

Itch

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Xiaomi – Sites divulgam informação equivocada sobre MIUI 11

Recentemente alguns importantes sites trouxeram de forma equivocada que a Xiaomi teria anunciado quais os dispositivos que receberão a MIUI… Read More

13 horas ago

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

17 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

4 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

5 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

6 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

1 semana ago