Categorias: Games Linux

Itch – Plataforma de jogos indie


Itch.io, ou simplesmente Itch, é uma plataforma de venda e distribuição de jogos indies, atendendo tanto o Linux, como Windows e Mac.

Para quem conhece o Steam, já deve estar familiarizado com este tipo de plataforma, uma loja com diversos jogos, sendo vendidos ou disponibilizados gratuitamente para o usuário, escolher, baixar e jogar, a diferença do Itch é que seu foco é exclusivo em jogos de desenvolvedores independentes.

O cliente do Itch é desenvolvido com uso do Electron e fornece tanto a navegação na plataforma, como o download e gerenciamento dos jogos, no entanto nem todos os jogos possuem a instalação automática após clicar em download, nesse ponto a plataforma de jogos peca, já que não mantém uma regra de organização quanto a forma com que o conteúdo é fornecido, permitindo que em determinados casos, o desenvolvedor apenas coloque um pacote zip para ser baixado, fugindo um pouco da idéia de termos um software especifico para o Itch.

Quando falamos de jogos pagos, o serviço oferece alguns meios de pagamento, sendo eles o Paypal, Bitcoin e cartão de crédito. A forma de pagamento ocorre de modo interessante, o desenvolvedor decide o valor mínimo para seu jogo, mas o comprador pode optar por pagar valores maiores, tornando a transação como uma doação para incentivar o desenvolvedor do game a continuar seu trabalho.

Os jogos estão caracterizados por temas, plataformas e até pacotes promocionais, são diferentes e inusitadas opções, desde jogos complexos a alguns um tanto quanto duvidosos, muitos disponibilizados de forma gratuita e os pagos, costumam possuir uma demo para download.

Infelizmente a plataforma não oferece suporte a outras moedas que não seja o dólar, portanto sobra como opção apenas pagar com sua conta Paypal ou usar um cartão de crédito internacional.

Para quem busca conhecer alguns jogos diferentes, inusitados e muitas vezes sem qualquer abordagem da mídia especializada, o Itch é uma boa opção, até o meio desse ano a plataforma já contava com mais de 40 mil títulos, além de já ter repassado aos pequenos desenvolvedores, mais de 60 mil dólares.

Para baixar o Itch e conhecer novos e diferenciados jogos, você pode clicar no botão que está no topo dessa matéria, escolher o pacote destinado a sua distribuição e efetuar o download, depois basta clicar duas vezes sobre o arquivo para iniciar o download.

Itch

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

17 horas ago

Cartão de crédito Méliuz – Cashback em todas as compras – Vale a pena?

Já faz algum tempo que o Méliuz, serviço de cashback em compras, se quer saber mais sobre ele clique aqui,… Leia mais

2 dias ago

Ame Digital – A evolução da conta digital da Americanas e Submarino

O Ame nasceu como uma solução própria do grupo B2W, responsável pela Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato, para fidelização… Leia mais

2 dias ago

Alfred – O aplicativo para fãs de cinema

Alfred é uma rede social para aqueles que são fãs de cinema, controlado e desenvolvido pela FlixMedia, sua proposta é… Leia mais

3 dias ago

O Que Todo Mundo Precisa Saber sobre Segurança no Linux

Muitas pessoas consideram os sistemas Linux como sendo mais seguros e, em alguns casos, até mesmo “imunes” aos principais vírus… Leia mais

2 semanas ago

C6 Bank – Vale a pena usar o rival do Nubank?

C6 Bank é a nova fintech que pretende concorrer com Inter, Nubank, Neon e outros players o mercado de banco… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego