KIO GDrive - Como usar o Google Drive no Linux KDE - Linux Centro
google drive
Linux Tutoriais

KIO GDrive – Como usar o Google Drive no Linux KDE

Já faz algum tempo que a Google oferece o File Stream, que transforma o Google Drive em um HD para seu computador, aproveitando todo o espaço que você tem na cloud, sem precisar manter os arquivos também localmente, ou seja, tudo é salvo e consumindo diretamente da nuvem, tal como você usa um Netflix ou Spotify.

Apesar do File Stream não possuir versão oficial para Linux, os ambientes gráficos possuem suas próprias soluções, como o Gnome e o KDE com o eficiente KIO Gdrive. Esse módulo quando instalado, permite que o Google Drive seja exibido como um HD externo, acessando, editando e salvando qualquer conteúdo diretamente no Google Drive, tal qual ocorre com o File Stream.

Para usar o KIO Gdrive é muito simples, você pode instalar ele diretamente da loja de aplicativos, Discovery, ou pelo terminal com o seguinte comando:

Arch Linux

pacman -S kio-gdrive

Gentoo

emerge kde-misc/kio-gdrive

KDE neon/Ubuntu

sudo apt install kio-gdrive

Depois de instalado, abra o Dolphin e clique sobre “Rede” na seção “Remoto”, aqui você encontra opções como Samba e Bluetooth, no meio estará uma pasta chamada Google Drive, clique nela e em “Nova Conta”, entre com suas credenciais da Google, conceda as permissões e de imediato todo o seu Google Drive estará acessível deste local.

Para facilitar a utilização, clique com o botão direito do mouse, sobre a pasta que representa seu Google Drive e escolha “Adicionais aos locais”, com isso ela passará a ser exibida no menu lateral de navegação de seu gerenciador de arquivos. Caso deseje mudar o nome de exibição, basta clicar com o botão direito e clicar em “Editar”.

KIO GDrive

É válido lembrar que faz-se necessário conexão com a internet para consumir os arquivos e salvar novos conteúdos, porém, enquanto conectado na internet, toda a utilização ocorre sem diferenciação para um HD local.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube