Categorias: Analise Linux

Lastpass ou Zoho Vault? Qual a melhor opção?

Nos dias atuais, usar um cofre de senhas é praticamente essencial, não há como decorarmos as senhas de todos os serviços e sites e armazenar em seu e-mail, papel ou no aplicativo de anotações é uma decisão que pode lhe causar enormes problemas, visto que nenhuma dessas opções oferecem uma real proteção dessa informações, com a devida criptografia.

Um cofre de senhas permite que você use senhas complexas para qualquer site ou serviço e não precise decorar todas, tendo que decorar apenas a senha do seu cofre, esses dados costumam ser armazenados de forma criptografada e sem possibilidade de recuperação, ou seja, não há como acontecer um vazamento e descobrirem todos os seus dados.

Mas entre tantas opções, qual escolher? Nesta matéria vamos comparar duas das melhores opções no mercado, o Zoho Vault e o LastPass, ambos são bem completos em suas versões gratuitas e permitem ao usuário ter esse tipo de serviço, sem precisar desembolsar.

Conhecendo as empresas

O Zoho Vault é um serviço oferecido pela Zoho, uma empresa indiana privada, fundada em 1996, cujo foco é oferecer soluções corporativas. A empresa possui produtos como e-mail, cloud, CRM, ferramentas para atendimento ao cliente e vários outros serviços. Apesar do foco da Zoho ser o B2B (Business to Business), muitos de seus produtos também são disponibilizados para o usuário final, como o e-mail, o cofre de senhas e a suíte office.

O LastPass foi fundado em 2008 e adquirido pela LogMeIn em 2015, uma empresa norte-americana que tem foco em soluções corporativas. Entre seus principais produtos estão o Citrix, o LogMeIn Central, LogMeIn Rescue e Bold360.

Preço

Bem, como comentado anteriormente, tanto o Zoho Vault como o LastPass oferecem uma versão gratuita sem grandes limitações. E basicamente a estratégia é a mesma, na versão gratuita o usuário consegue armazenar de forma ilimitada suas senhas, notas e dados de cartão de crédito, por exemplo. Ainda oferecem o acesso completo no desktop ou smartphone, quem quiser função para compartilhamento com familiares ou equipe, armazenamento de digitais e suporte a autenticação por chaves físicas, pode escolher o plano pago.

Extensão

Ambas as opções contam com extensão para o Google Chrome e Firefox, possuindo um funcionamento similar, oferecendo preenchimento automático, identificando novos acessos e perguntando se desejas salvar em seu cofre, permitindo a pesquisa de itens dentro do cofre e a geração de senhas complexas.

O LastPass leva apenas a vantagem de que sua extensão tem um comportamento mais ágil após ter sido feito o log na conta, o Zoho Vault leva alguns minutos, após ter sido feito o login da conta na extensão, para conseguir sincronizar os dados e os oferecer na pesquisa ou o autocomplete, esse comportamento ocorre toda vez que você fecha o navegador e precisa reinserir suas credenciais nas extensões.
Aplicativo

Ambos os aplicativos dos serviços são agradáveis visualmente e seguem os padrões do Material Design. O Zoho Vault tem como adicional de permitir que você baixe suas senhas localmente, isso permite que você consiga usar o serviço mesmo sem acesso a internet, a opção inclusive é muito fácil, basta selecionar o grupo/categoria de senhas que deseja e clicar em baixar, a informação é mantida criptografada da mesma forma, mas ao invés de ser acessada remotamente, o arquivo criptografado está no aparelho.

Já o LastPass tem a vantagem de oferecer um auto preenchimento para Android mais eficaz, conseguindo identificar mais facilmente os aplicativos e sites que você está tentando acessar e mostrando em uma janela sobre o aplicativo que não atrapalha e que só surge se você clicar sobre a notificação permanente que o LastPass mantêm, caso ativada a opção de auto preenchimento. Essa funcionalidade no Zoho Vault acaba sendo incomoda, pois o serviço tem dificuldade de identificar/comparar os sites de desktop com seus aplicativos e a janela que surge sobre o app é automática, muitas vezes surgindo mesmo quando você não quer.

Segurança

Tanto o Zoho Vault como o LastPass oferecem criptografia ponta a ponta e não armazenam a sua senha mestre, ou seja, somente você a tem e consegue visualizar as informações. Além disso ambos os serviços oferecem extenso suporte a autenticação de dois fatores, seja por SMS ou aplicativos dedicados como o Auth ou o Google Authenticator. Nos planos pagos, também existem suporte a autenticações de dois fatores fisicas, como a chave USB da Yubic.

O Zoho Vault ainda tem uma etapa a mais de acesso, pois além da senha mestre e a autenticação por token, você também precisa ter logado em sua conta Zoho que possui uma senha diferente do cofre.

Já o LastPass conta com um interessante recurso chamado de “Desafio de segurança”, o serviço analisa seu cofre e mostra para você a existência de senhas fracas, muito antigas e até duplicadas, permitindo que você encontre as falhas e as corrija. Para alguns serviços como PSN e Facebook o LastPass até consegue alterar sozinho a senha problemática para uma mais segura.

Quando no aplicativo, ambos também possuem suporte a biometria, melhorando e facilitando o uso. E a recuperação de conta para quem esquecer ou perder seus métodos de autenticação no serviço, não possibilita a recuperação dos dados salvos, você pode sempre recuperar sua conta após perder a senha, mas os dados nunca serão recuperados, a conta recebe um reset e você começa do zero.

O LastPass nesta parte perde quando comparado ao Zoho Vault, pois o processo é extremamente burocrático e ineficiente. O LastPass envia vários e-mails de confirmação e exige a extensão instalada para o reset da conta, o problema é que em todas as tentativas não conseguimos, sempre dando erro ao final e só nos sobrou criar uma conta nova.

Levando em conta que não existe qualquer possibilidade de recuperar os dados armazenados sem a senha, o processo de reset não precisaria ser tão escondido e burocrático, podendo funcionar por confirmações por e-mail e SMS como é o Zoho Vault.

Ao final, ambas as soluções oferecem qualidade e vastos recursos de forma gratuita ao usuário final, dando desta forma a possibilidade de escolha. Teste, escolha e nos conte qual tornou-se seu cofre de senhas.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Xiaomi – Sites divulgam informação equivocada sobre MIUI 11

Recentemente alguns importantes sites trouxeram de forma equivocada que a Xiaomi teria anunciado quais os dispositivos que receberão a MIUI… Read More

6 horas ago

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

11 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

1 semana ago