Como melhorar a velocidade de download do Deepin - Linux Centro
deepin
Linux Tutoriais

Como melhorar a velocidade de download do Deepin

O Deepin a cada versão tem mais destaque entre a comunidade e os usuários que querem conhecer uma distribuição Linux.

A explicação é fácil, o sistema oferece a base sólida do Debian, com um enorme foco no visual e facilidades, entregando aplicações próprias e uma central de aplicativos enriquecida com softwares proprietários e empacotamentos próprios de aplicações web e Android.

Mas um calcanhar de aquiles do sistema e reclamação de muitos é a baixa velocidade do download de suas atualizações e instalação de softwares, a explicação aqui também é simples, os servidores da distro estão na China, o que causa um enorme ping e perda de pacotes ao longo do percurso.

Porém existe uma solução para isso, basta trocarmos o source list por um repositório mais próximo e é o que ensinaremos nesta matéria.

Temos conhecimento da existência de um repositório em São Paulo (USP) e outro no Parana (UFPR), no entanto notamos problemas com o da USP, apesar dos downloads apresentarem uma excelente velocidade, muitas vezes o servidor deixava de responder quando estamos em 50% de um pacote, por este motivo ensinaremos o uso do servidor da Universidade Federal do Parana.

Abra o Deepin Terminal e cole o seguinte comando:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Um arquivo txt será aberto, adicione um hastag (#) na frente da seguinte linha:

deb-src http://packages.deepin.com/deepin panda main contrib non-free

Logo abaixo adicione a seguinte linha ao arquivo, sem o hastag:

deb [by-hash=force] http://linuxdeepin.c3sl.ufpr.br/deepin/ panda main contrib non-free

Salve o arquivo e o feche, em seguida, digite o seguinte comando no Deepin Terminal:

sudo apt update

Pronto! A partir de agora as atualizações e downloads em seu sistema, aproveitarão o potencial máximo de sua conexão.

Vale como destaque que o nome panda após o nome do deepin no link remete diretamente ao codinome da atual versão, 15.xx. Caso você esteja vendo este tutorial em um momento futuro, procure observar qual o codinome que está no link que você comentou (Adicionou o hastag). Você também pode trocar o panda por unstable e receber as mais recentes mudanças do sistema, desde que esteja disposto a abrir mão da estabilidade.