Facebook Container - Melhore sua privacidade ao usar o Facebook
firefox-facebook-container
Navegadores

Facebook Container – Melhore sua privacidade ao usar o Facebook

O Facebook vem tendo muitos problemas com a questão de dados que coleta de seus usuários, já teve processo por os vender de forma inadequada a terceiros, falhas de segurança e outros problemas foram surgindo ao longo dos anos.

Apesar de existirem muitos concorrentes, é inegável que o Facebook ainda é a maior rede social do mundo e extremamente utilizada pela maioria, mas a Mozilla acredita que você não precisa deixar de usar um serviço que lhe é valioso, para ter um pouco mais de segurança e privacidade.

Para isso, a Mozilla disponibiliza para o Firefox a extensão chamada Facebook Container, sua função é colocar o funcionamento do Firefox dentro de um container, o isolando do restante de sua navegação e impedindo que a rede social do Mark Zuckerberg seja capaz de rastrear e coletar seus dados em sites e serviços que não sejam do grupo Facebook.

Usar a extensão é muito simples, basta a instalar e pronto! Toda vez que você acessar o Facebook, ela identificará e exibirá dentro da barra de url, um ícone de maleta com o nome do Facebook, isso significa que qualquer cookie, sessão ou forma de rastreio que o Facebook esteja colocando no navegador do usuário, não será válido fora do Facebook.

Claro que para aumentar a sua privacidade desta forma, alguns recursos precisam ser deixados de lado, ao usar o Facebook Container você não conseguirá usar caixas de comentários do Facebook em outros sites, botões de curtir e a opção de login com o Facebook em alguns serviços, pode nem sempre funcionar.

É interessante notar que o Facebook Container é derivado da extensão Multi Container, também da Mozilla, mas já pronta e configurada para o Facebook, permitindo que você apenas instale e comece a usar.

Para usar o Facebook Container, usando o Firefox, clique no botão que está no topo da matéria.