Nostalgia - Linux para PS2 - Linux Centro
Linux Tutoriais

Nostalgia – Linux para PS2

Nos áureos tempos do Playstation 2, a Sony chegou a lançar um pacote que transformava o aparelho em um minicomputador, rodando nada mais, nada menos que uma distribuição Linux. Você conseguia a distribuição, simplesmente ao adquirir um kit que continha um disco rígido, um teclado, um mouse, um adaptador VGA e uma interface de rede. Esse kit era comercializado por volta dos 200 dólares na época e trazia junto dois DVDs com uma distribuição Linux para o aparelho. Obviamente nunca popularizou-se tal alternativa e logo a Sony deixou de comercializar esse Kit e os DVD’s com a distribuição Linux feita para o PS2 passou apenas a ser distribuído entre fãs mais hardcores.

PS2 Linux
Kit PS2Linux comercializado pela Sony em 2002

A distribuição vinha em dois DVD’s pelo seguinte motivo, ela trazia diversos softwares já embarcados, tais como KDE, navegador, Gnome, reprodutor de mídias e assim por diante, com o propósito de registrar essa pequena relíquia, não somente da história do Linux, como também dos videogames, tão como gerar sempre ferramentas de aprendizado, o Linux Centro está fornecendo aqui a distribuição Linux para PS2, abaixo vamos detalhar sua instalação, para quem ainda possua um aparelho desse no fundo da gaveta e queira fazer algumas “brincadeiras” com ele.

Vale lembrar que essa distribuição é extremamente obsoleta, assim como todos os pacotes que a compõem, não possuem nem de perto o atual e robusto visual e funcionalidades das distribuições Linux e também pode oferecer riscos de seguranças, já que encontra-se em versões já sem suporte e sem as devidas correções atuais.

Também é válido lembrar que qualquer processo deste tipo pode ocasionar problemas, por este motivo recomendamos que ele seja feito apenas se você tem ciência de todo o processo, ou mesmo não tem intenções de utilizar este antigo console.

Para fazer a instalação você vai precisar:

  • Playstation 2 destravado com chip que suporte HD externo (Matrix ou ThunderPro);
  • HD externo;
  • Teclado USB;
  • Mouse USB;
  • Memory card;
  • DVD’s Linux para instalação, baixe clicando aqui;

Como instalar

O processo de instalação é simples, grave as imagens ISO em dois DVD’s usando o K3b, Brasero ou software que achar mais adequado, conecte todos os periféricos em seu Playstation 2 e insira o DVD 1, ao surgir o logo do Playstation em sua tela, segure os dois botões de seu joystick correspondentes a sua televisão/monitor, como mostra a lista abaixo :

VGA—————–Select + L1
NTSC—————-Select + R1
PAL——————Select + R2

No processo de instalação, formate o HD em três partições, sendo elas :

Partição Primeira (/dev/hda1):

  • Tamanho: 4096 MB
  • Ponto de montagem: /
  • Tipo: linux native

Partição Segunda (/dev/hda2):

  • Tamanho: 4096 MB
  • Ponto de montagem: /mnt/hd
  • Tipo: linux native

Partição Terceira (/dev/hda3):

  • Tamanho: 512 MB
  • Tipo: swap

Selecione em modo “Full System” como modo de instalação para que todos os pacotes presentes sejam instalados, ou “Install Custom System” para escolher os pacotes instalados, a instalação total deve ocupar pouco mais de 1.6GB em seu HD externo.

Com este procedimento você deve ter agora uma antiga distribuição Linux rodando em seu antigo console, se fizer este não deixe de nos relatar e contar a experiência.

A distribuição oferece suporte aos adaptadores de rede do PS2, se seu console for dos últimos modelos que já tinham embutido o adaptador network, basta conectar o cabo de rede em seu console para ter acesso à internet.

PS2 Linux
Distribuição Linux rodando diretamente em um PS2

Fonte: VOL

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube