Categorias: Analise Linux

O que achamos do novo visual do Google Chrome?

Já faz uma semana que estamos usando o Google Chrome com o novo visual testado pela Google, agora chegou a hora de contar para os leitores, o que achamos da experiência.

Primeiramente é válido lembrar que o novo design ainda não está liberado oficialmente e é preciso ativá-lo no menu de flags, acessível apenas com o comando: “chrome://flags” (Para ativar as features relacionadas, neste menu, busque por “material design”). Segundo, para termos a experiência mais completa possível com o novo visual do navegador, optamos por utilizar a versão beta e ativar todas as opções visuais, que incluem novas abas, nova barra de pesquisa, novas notificações e assim por diante.

A primeira vista é notória uma semelhança com o visual do Firefox, principalmente antes do Quantum, quando a empresa usava o mesmo aspecto arredondado para suas abas, até mesmo o visual de abas em segundo plano se “misturarem” com a barra de título do navegador, deixando a interface mais clean é encontrado aqui.

A inspiração da Google no visual do Firefox é notória, mas isso não é algo ruim de forma alguma, na verdade a parte que causa maior impacto é a decisão da empresa de levar o botão de nova aba para o lado esquerdo da tela, sim, agora o botão para abrir novas abas está a esquerda, sempre atrás da primeira aba.

Esteticamente pode ser mais agradável, mas em usabilidade é prejudicial para destros, visto que o mouse tende a ficar do lado direito para estes. Acredito que aqui a melhor opção seria ter uma feature que permitisse mudar a posição do botão, tal qual é no Firefox, atendendo tando aos canhotos como destros e deixando todos contentes.

A omnibox também recebeu um tratamento, ficando arredondada tal qual a barra de buscas do Google, o menu de sanduíche foi substituído por três pontinhos, mas seu conteúdo não teve mudanças.

View post on imgur.com

A página inicial agora é exatamente a mesma cara do buscador da empresa e na parte de baixo, os últimos sites acessados são mostrados como pequenos círculos, tão discretos que até podem passar desapercebidos.

As notificações estão mais cleans e também arredondadas, acompanhando todo o Material Design que fora aplicado no browser.

A página de configurações e a de extensões possuem um visual bem próximo ao dos menus do Android, com menu retrátil e sessões divididas por cards.

Todas essas mudanças ainda estão em testes, portanto, podem receber modificações até chegarem na versão final. A Google continua mantendo a simplicidade visual do Google Chrome, mas com essa repaginada, moderniza seu navegador que tinha praticamente as mesmas linhas desde o lançamento. Depois de tantos anos mantendo a mesma aparência, com mudanças muito sutis, é provável que os usuários estranhem essa repaginada que também deve servir de base para o Chrome OS.

Fique a vontade para usar nossos comentários e contar o que achou do novo visual do Google Chrome.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

O primeiro notebook com GPU Quadro RTX 6000

SANTA CLARA, Calif., 5 de setembro de 2019 —A NVIDIA e a ASUS hoje anunciaram que as GPU Quadro RTX™ 6000 alimentarão o… Leia mais

5 horas ago

Gears POP! – Vale a pena o jogo da Microsoft para Android e IOS?

Recentemente Xbox Game Studios, antiga Microsoft Studios, divisão de jogos da Microsoft, liberou o “Gears POP!” um game para Android… Leia mais

1 semana ago

GCam – Use o Google Camera em seu Xiaomi Pocophone F1

A Google Câmera, ou GCam, como ficou conhecida é atualmente uma dos melhores aplicativos para câmeras do mercado. (mais…) Leia mais

2 semanas ago

Vivaldi – Navegador chega a versão 2.7 com melhorias

Amanhã, 21 de agosto de 2019, uma quarta-feira, os usuários terão a sua disposição a versão 2.7 estável do navegador… Leia mais

2 semanas ago

Firefox Preview – O novo navegador para Android

Alguns não sabem, mas a Mozilla tem em seu planejamento uma total reformulação do seu navegador para Android, para seguir… Leia mais

3 semanas ago

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

3 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego