Categorias: Analise Linux

O que achamos do novo visual do Google Chrome?

Já faz uma semana que estamos usando o Google Chrome com o novo visual testado pela Google, agora chegou a hora de contar para os leitores, o que achamos da experiência.

Primeiramente é válido lembrar que o novo design ainda não está liberado oficialmente e é preciso ativá-lo no menu de flags, acessível apenas com o comando: “chrome://flags” (Para ativar as features relacionadas, neste menu, busque por “material design”). Segundo, para termos a experiência mais completa possível com o novo visual do navegador, optamos por utilizar a versão beta e ativar todas as opções visuais, que incluem novas abas, nova barra de pesquisa, novas notificações e assim por diante.

A primeira vista é notória uma semelhança com o visual do Firefox, principalmente antes do Quantum, quando a empresa usava o mesmo aspecto arredondado para suas abas, até mesmo o visual de abas em segundo plano se “misturarem” com a barra de título do navegador, deixando a interface mais clean é encontrado aqui.

A inspiração da Google no visual do Firefox é notória, mas isso não é algo ruim de forma alguma, na verdade a parte que causa maior impacto é a decisão da empresa de levar o botão de nova aba para o lado esquerdo da tela, sim, agora o botão para abrir novas abas está a esquerda, sempre atrás da primeira aba.

Esteticamente pode ser mais agradável, mas em usabilidade é prejudicial para destros, visto que o mouse tende a ficar do lado direito para estes. Acredito que aqui a melhor opção seria ter uma feature que permitisse mudar a posição do botão, tal qual é no Firefox, atendendo tando aos canhotos como destros e deixando todos contentes.

A omnibox também recebeu um tratamento, ficando arredondada tal qual a barra de buscas do Google, o menu de sanduíche foi substituído por três pontinhos, mas seu conteúdo não teve mudanças.

View post on imgur.com

A página inicial agora é exatamente a mesma cara do buscador da empresa e na parte de baixo, os últimos sites acessados são mostrados como pequenos círculos, tão discretos que até podem passar desapercebidos.

As notificações estão mais cleans e também arredondadas, acompanhando todo o Material Design que fora aplicado no browser.

A página de configurações e a de extensões possuem um visual bem próximo ao dos menus do Android, com menu retrátil e sessões divididas por cards.

Todas essas mudanças ainda estão em testes, portanto, podem receber modificações até chegarem na versão final. A Google continua mantendo a simplicidade visual do Google Chrome, mas com essa repaginada, moderniza seu navegador que tinha praticamente as mesmas linhas desde o lançamento. Depois de tantos anos mantendo a mesma aparência, com mudanças muito sutis, é provável que os usuários estranhem essa repaginada que também deve servir de base para o Chrome OS.

Fique a vontade para usar nossos comentários e contar o que achou do novo visual do Google Chrome.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Xiaomi – Sites divulgam informação equivocada sobre MIUI 11

Recentemente alguns importantes sites trouxeram de forma equivocada que a Xiaomi teria anunciado quais os dispositivos que receberão a MIUI… Read More

2 horas ago

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

7 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

1 semana ago