Categorias: Analise Linux

O que achamos do novo visual do Google Chrome?

Já faz uma semana que estamos usando o Google Chrome com o novo visual testado pela Google, agora chegou a hora de contar para os leitores, o que achamos da experiência.

Primeiramente é válido lembrar que o novo design ainda não está liberado oficialmente e é preciso ativá-lo no menu de flags, acessível apenas com o comando: “chrome://flags” (Para ativar as features relacionadas, neste menu, busque por “material design”). Segundo, para termos a experiência mais completa possível com o novo visual do navegador, optamos por utilizar a versão beta e ativar todas as opções visuais, que incluem novas abas, nova barra de pesquisa, novas notificações e assim por diante.

A primeira vista é notória uma semelhança com o visual do Firefox, principalmente antes do Quantum, quando a empresa usava o mesmo aspecto arredondado para suas abas, até mesmo o visual de abas em segundo plano se “misturarem” com a barra de título do navegador, deixando a interface mais clean é encontrado aqui.

A inspiração da Google no visual do Firefox é notória, mas isso não é algo ruim de forma alguma, na verdade a parte que causa maior impacto é a decisão da empresa de levar o botão de nova aba para o lado esquerdo da tela, sim, agora o botão para abrir novas abas está a esquerda, sempre atrás da primeira aba.

Esteticamente pode ser mais agradável, mas em usabilidade é prejudicial para destros, visto que o mouse tende a ficar do lado direito para estes. Acredito que aqui a melhor opção seria ter uma feature que permitisse mudar a posição do botão, tal qual é no Firefox, atendendo tando aos canhotos como destros e deixando todos contentes.

A omnibox também recebeu um tratamento, ficando arredondada tal qual a barra de buscas do Google, o menu de sanduíche foi substituído por três pontinhos, mas seu conteúdo não teve mudanças.

View post on imgur.com

A página inicial agora é exatamente a mesma cara do buscador da empresa e na parte de baixo, os últimos sites acessados são mostrados como pequenos círculos, tão discretos que até podem passar desapercebidos.

As notificações estão mais cleans e também arredondadas, acompanhando todo o Material Design que fora aplicado no browser.

A página de configurações e a de extensões possuem um visual bem próximo ao dos menus do Android, com menu retrátil e sessões divididas por cards.

Todas essas mudanças ainda estão em testes, portanto, podem receber modificações até chegarem na versão final. A Google continua mantendo a simplicidade visual do Google Chrome, mas com essa repaginada, moderniza seu navegador que tinha praticamente as mesmas linhas desde o lançamento. Depois de tantos anos mantendo a mesma aparência, com mudanças muito sutis, é provável que os usuários estranhem essa repaginada que também deve servir de base para o Chrome OS.

Fique a vontade para usar nossos comentários e contar o que achou do novo visual do Google Chrome.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

NVIDIA leva CUDA à arquitetura ARM – Supercomputação de exoescala

A NVIDIA anuncia suporte para CPUs ARM, oferecendo ao setor de computação de alto desempenho um novo caminho para a… Leia mais

3 horas ago

Fone de ouvido Sony MDR-EX15AP – Vale a pena?

Fones de ouvido são itens que procuramos com frequência, mas são tantas as opções e preços que sempre estamos na… Leia mais

4 horas ago

Base notebook refrigeradora NBC50 da C3Tech – Vale a pena?

Para quem utiliza notebook em sua dia a dia, uma base é bem vinda para coloca-lo em uma posição adequada… Leia mais

1 dia ago

Kemp Technologies é selecionada parceira Dell EMC

A Kemp Technologies, anunciou sua validação como parceira Dell EMC. A Kemp vai acelerar a distribuição de implementações da plataforma… Leia mais

4 dias ago

Sensor biométrico da HID é o primeiro a ter todos os requisitos de segurança da Colombia

A HID Global divulgou que o modelo de sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01, recebeu no início de 2019 a homologação do… Leia mais

5 dias ago

Mozilla apresenta novo logotipo e estratégia para o Firefox

A Mozilla tem planejado uma reestruturação completa para a marca Firefox, e quando falamos em marca é justamente porque não… Leia mais

5 dias ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego