O que fazer após instalar o Elementary OS - Linux Centro
elementary os
Linux Tutoriais

O que fazer após instalar o Elementary OS

Depois de ler nossa matéria sobre a experiência que tivemos com o Elementary OS Loki, você resolveu instalar essa distribuição para conhecer um pouco mais, agora se pergunta, preciso fazer mais alguma coisa?

Depois de instalado o Elementary OS está pronto para o uso, mas existem alguns pontos que podemos melhorar no pós instalação, vamos dar algumas dicas abaixo e você pode aproveitar as que melhor lhe atende.

Drivers proprietários no Elementary OS

Na verdade, se você selecionou no momento da instalação a opção de instalar drivers e plugins proprietários, o sistema já identificou sua placa de vídeo e processador e já deixou tudo pronto, porém a equipe do Elementary, achou que já tendo eles instalados, não era preciso um gerenciador. Bem, certa ou não a decisão, você pode ter o gerenciador de drivers do Ubuntu novamente, com este comando:

sudo apt install software-properties-common
sudo apt install software-properties-gtk

Usando PPA’s no Elementary OS

Uma decisão o quanto prematura da equipe, foi abandonar o suporte a PPA’s em prol dos pacotes snaps, a central de aplicativos da distro já oferece completo suporte aos pacotes snaps, porém por mais que esse empacotamento venha recebendo um numero cada vez maior de aplicações, ainda existem algumas que insistem no modelo de PPA, portanto, para usar PPA’s novamente, abra o “Software e atualizações” que você instalou no passo anterior e na aba “Outros Softwares”, selecione a opção “Parceiros Canonical”.

Instalador de pacotes Deb

Como dito em nossa review sobre o sistema, o Elementary oferece a central de aplicativos para abrir pacotes deb e os instalar, porém simplesmente não funciona, a loja não reconhece o pacote. Para não teres que recorrer a instalação pelo terminal, o melhor é instalar o GDebi, esse software está disponível na Central de Aplicativos e uma vez instalado, passará a gerenciar pacotes deb que você faça o download externamente.

Monitor de recursos

Infelizmente o Elementary OS não carrega por predefinição um monitor de recursos como a maioria das distribuições, mesmo tendo o Ubuntu uma solução extremamente eficiente para isso. Felizmente isso é algo fácil de resolver, na própria central de aplicativos, temos uma sessão chamada “Sistema” onde nos é indicado uma opção de monitor de recursos. Porém, já que tivemos que instalar, optamos por um com maior apelo visual e com funcionalidades extras para manutenção do sistema, o Stacer, você pode baixar e instalar clicando aqui.

Privacidade e segurança

O Elementary já carrega nativamente uma tela de fácil gerenciamento de suas configurações de privacidade e controle do firewall. A tela de privacidade serve para você escolher o que a pesquisa do sistema pode acessar, por padrão tudo está selecionado e a tela do firewall permite que você adicione várias regras ao seu sistema, por padrão ele está desabilitado. Para usar essas opções, abra as configurações do sistema, procure por “Segurança e Privacidade”, agora basta escolher sua preferência relativa a privacidade e ativar o firewall.

Desligar tela de erro

Caso algum software comporte-se de maneira inadequada, o Elementary OS gera uma tela de aviso de problema, perguntando se você deseja enviar o ocorrido para análise. Caso você não goste de conviver com essas telas, pode desativá-la com o seguinte comando em seu terminal:

sudo nano /etc/default/apport

Altere o “Enabled” para 0 e uso o conjunto de teclas (^ + o) para salvar, em seguida use (^ + x) para sair.

Elementary Tweak

Como último, mas importante ponto aos que desejam personalizar o sistema, o Elementary Tweak é o software responsável por permitir a aplicação de novos temas, novos pacotes de ícones, mudanças no layout e até o retorno dos botões da janela. Para isso, abra o terminal e execute os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:philip.scott/elementary-tweaks && sudo apt-get update
sudo apt-get install elementary-tweaks