Escritorio Linux

Papyrus – Cliente não oficial do Dropbox Paper


Papyrus é um cliente não oficial do Dropbox Paper, disponível para linux, desenvolvido sobre o framework Electron.

O Paper é a tentativa do Dropbox de garantir seu espaço entre o público corporativo que utiliza de serviços como o Google Docs ou do MS Office Online, ou seja, uma suíte office, disponível através do navegador e com foco em ferramentas colaborativas.

O serviço é bem clean e interessante de utilizar, apesar de não oferecer a mesma complexidade e quantidade de funcionalidades de um Google Docs, o Paper consegue oferecer algumas funções interessantes para quem não precisa de inúmeras ferramentas de formatação para o documento.

Com foco quase que total no texto digitado, as opções de formatação são exibidas apenas quando o usuário seleciona o texto ou parte do texto que deseja editar, além disso o suporte a serviços como Google Docs, Spotify, SoundCloud, Youtube e outros, permite que o usuário inclua conteúdos externos e que estes sejam exibidos dentro do documento, indo além do simples hyperlink.

 

O Papyrus tem como proposta trazer essa ferramenta para uma aplicação dedicada, tirando a necessidade de abri o navegador apenas para editar seus documentos, ou facilitando para quem não gosta de manter os documentos que está editando em uma simples aba do navegador.

Não há adição de funções ao Paper quando utilizado com o Papyrus, basicamente o que a aplicação faz é colocar o serviço do Dropbox para funcionar de forma isolada, como recursos extras podemos apontar apenas o ícone que é adicionado na barra de ferramentas do sistema para rápido acesso e o menu que a aplicação exibe no topo de sua janela que permite fácil acesso a funções do Paper, como criação de novo documento ou pasta.

O Papyrus é gratuito e de código aberto, sendo distribuído sobre a MIT License, para baixar o software basta clicar no botão que está no topo dessa matéria. Originalmente ele é distribuído em zip, nos do Linux Centro empacotamos em deb e rpm para facilitar a instalação de nossos leitores, portanto ao clicar no botão do topo da matéria, basta escolher o pacote que melhor adequa-se a sua distribuição Linux.