PCloud Drive - Tenha toda uma cloud como um HD em sua máquina - Linux Centro
Acessorios Linux

PCloud Drive – Tenha toda uma cloud como um HD em sua máquina

A Google disponibilizou no segundo semestre deste ano, o Google Drive File Stream, a ferramenta leva a integração entre sistema local e armazenamento em cloud a outro nível, transformando todo o Google Drive em um HD para sua máquina, permitindo que você salve arquivos, edite e até instale programas usando o Google Drive como se fosse um HD externo convencional.

Infelizmente a empresa segue com péssima estratégia em priorizar o Chrome OS frente a outras distribuições Linux, não levando a ferramenta para as tradicionais distribuições.

Mas o fato é que a Google não é a única a apostar neste tipo de integração, a pCloud também passou a fornecer uma ferramenta que funciona da mesma forma e o melhor, ela possui suporte ao Linux.

O pCloud é um excelente serviço de armazenamento em cloud, com bons preços e até assinatura vitalícia, além de um suporte a criptografia que poucas oferecem. A empresa sempre ofereceu suporte as distribuições Linux e com o denominado pCloud Drive não foi diferente.

Oferecido em um pacote AppImage, portanto funcionando em qualquer distribuição Linux, a aplicação após executada pela primeira vez e o usuário logado com suas credenciais, passa a funcionar como um HD em sua máquina. O usuário é capaz de acessar a sua cloud pelo gerenciador de arquivos de sua distribuição, salvar e editar arquivos diretamente na cloud, até mesmo integrar programas para salvarem e consumirem conteúdo diretamente do pCloud, como por exemplo, configurar a pasta de downloads de seu navegador para dentro do pCloud.

pcloud
O serviço passa a se comportar como um HD em sua máquina

Ao funcionar dessa forma, passamos a ter real ganho de armazenamento, já que tudo que está sendo salvo e consumido não está em nosso HD local, mas sim na nuvem que está sendo “emulada” como um HD.

Você pode conhecer um pouco mais do pCloud em nossa análise do serviço, vale lembrar que atualmente ele oferece até 24GB gratuitamente.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube