Personalizando o LibreOffice e dando um novo visual - Linux Centro
libreoffice
Linux Tutoriais

Personalizando o LibreOffice e dando um novo visual

Algo que muitos não sabem do LibreOffice é que ele é totalmente personalizável, alguns o desacreditam simplesmente por não gostarem de terem o visual padrão da barra de ferramentas, porém é porque não conhecem a capacidade de personalização dessa suíte.

Ao longo dos anos (E olha que é uma suíte relativamente nova), o LibreOffice aderiu inúmeras ferramentas de personalização, no entanto, como o foco maior é sempre na estabilidade e recursos para documentos, o layout padrão é pouco modificado, deixando a critério do usuário modificar sua aparência, por sua vez, as ferramentas e possibilidades de alterações visuais são pouco divulgadas.

O LibreOffice hoje permite que você altere todo o seu padrão de cores, utilize temas, personas (sim, as do Firefox) e ainda oferece diversas formas de apresentação da barra de ferramentas, sim, você pode usar com o visual padrão, pode usar com uma aparência mais próxima da Ribbon da Microsoft, ou pode usar algumas variantes da chamada notebook bar.

LibreOffice
O Visual atual do LibreOffice em nosso desktop

Como você vê no print acima, a aparência do LibreOffice deste que vos escreve é totalmente diferente da padrão e ao mesmo tempo, algo muito mais confortável e menos confuso que o aglomerado de opções da suíte da Microsoft, claro que isso é uma opção de gosto, mas ensinaremos aqui, como efetuar algumas modificações.

Alterando o esquema de cores

No LibreOffice você pode alterar todo o esquema de cores, praticamente tudo que possui alguma cor no software pode ser personalizado, para isso basta abrir o LibreOffice, não o documento, planilhas ou drawer, mas sim a aplicação de opções do sistema, como na imagem abaixo.

Vá em Opções e procure por “Cores da Interface”, pronto! Aqui é muito fácil, o sistema já indica o nome de cada opção, permite que delimitadores sejam desligados e as cores para serem alteradas, basta clicar e selecionar a desejada.

Ainda em Opções, vá até “Temas” para ter algumas escolhas, você pode copiar o link de uma persona do Firefox e colar aqui, ou utilizar um dos temas disponíveis, divididos em diferentes opções.

Em Opções, vá em “Exibir” para alterar o tema de ícones e o tamanho deles, nós aqui usamos o Sifr.

Alterando a exibição da barra de ferramentas

Para modificar a forma com que a barra de ferramentas é exibida, vá até o LibreOffice Writter ou a outra aplicação da suíte que deseja alterar, clique em “Exibir” e logo no inicio terás a opção “Leiaute de barra de ferramentas”, você verá que existem algumas opções, por hora, selecione a “Barra de abas” de imediato a aplicação irá alterar seu visual, porém ainda existem variantes.

Novamente em “Exibir” procure por “Interface Notebook” e terás algumas variantes “Grupos Contextuais”, “Barra agrupada completa”, aqui usamos a “Abas compactas”.

Você também pode controlar tudo que é exibido na tela, adicionando novas barras ou retirando algumas, por exemplo, a barra de status pode ser removida para ter o visual como o do print nosso. Também é possível exibir ou não a barra de menu, a barra lateral e assim por diante, o interessante é que você pode voltar as ativar a qualquer minuto.

Viu como é fácil personalizar o LibreOffice e dar a ele um visual moderno ao seu gosto e forma de trabalho? Brinque bastante com as opções que ensinamos, conforme você for alterando, verás que ainda existem outras opções que podem deixar essa excelente suíte office ainda mais ao seu gosto.