Personalize os gestos do seu Touchpad no Linux - Linux Centro
Gestos Touchpad Linux
Linux Tutoriais

Personalize os gestos do seu Touchpad no Linux

Que tal ter mais controles sobre os gestos que você pode fazer em seu touchpad? Abrir um programa ao arrastar com dois dedos, executar um comando ao usar o gesto de pinça e o que mais sua imaginação lhe permitir.

As distribuições Linux contam com alguns gestos pré-configurados para uso no touchpad, porém nada muito avançado, por isso surgiu a libinput-gestures que dá maior controle para o usuário referente às possibilidades de configurações de gestos. O problema é que ela é apenas uma lib que habilita a função, tornando a atividade de criação e configuração dos gestos, totalmente manual.

Foi pensando nisso que o desenvolvedor cunidev no Gitlab, criou o Gestures, que nada mais é do que uma interface para o libinput-gestures, permitindo que qualquer um, crie a configuração que quiser para seu touchpad.

Além de trazer uma interface gráfica para facilitar esse trabalho, o Gestures é desenhado sobre as atuais diretrizes de design do Gnome, o que significa que a aplicação possui uma interface minimalista, elegante e totalmente integrada com o ambiente gráfico Gnome (Não chegamos a testar seu comportamento no KDE).

Se você quer configurar alguns gestos para seu touchpad, ensinaremos aqui como fazer toda a instalação. Abra o terminal e execute os seguintes comandos, copie e cole uma linha por vez, sempre seguida de um enter.

sudo apt install python3 python3-setuptools xdotool python3-gi libinput-tools python-gobject git
sudo apt-get install libinput-tools
git clone https://github.com/bulletmark/libinput-gestures.git
cd libinput-gestures
sudo make install
git clone https://gitlab.com/cunidev/gestures
cd gestures
sudo python3 setup.py install

Feito isso, basta procurar no menu ou dash de seu distribuição Linux pelo “Gestures” e iniciar sua configuração.

A parte de configurações resume-se a clicar em “Novo”, escolher uma das combinações de gestos possíveis e inserir o comando que ele deve acionar, podendo ser a chamada de um aplicativo, a execução de um script ou o que você bem entender.

É possível criar diversas configurações, mesmo algumas duplicadas e escolher as que deseja que fiquem ativas e inativar outras. Tudo é muito simples e visual, sendo de rápido entendimento.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube