Raven - Um bonito leitor de RSS gratuito para seu Linux
raven darkscreenshot
Escritorio Linux

Raven – Um bonito leitor de RSS gratuito para seu Linux

Raven é leitor de RSS, de código aberto, gratuito, disponível para distribuições Linux e Windows, sua principal proposta é oferecer um local agradável e sem distrações para a leitura de suas noticias.

No quesito visual o Raven faz um bom trabalho, o software realmente conta com uma interface limpa, sendo a primeira coluna o local com o acesso para suas categorias, artigos salvos, recentemente lidos e os não lidos. Na coluna central são exibidos os artigos de suas fontes, tudo em formato de lista com título e um breve resumo, o que não foi lido é exibido em negrito. Por fim, a terceira coluna exibe a matéria do conteúdo que você clicou, desta forma não se faz necessário mudar de tela e tudo é rapidamente consumido.

Para quem conhece os visuais tradicionais de clientes de e-mail, não verá nada diferente da forma de funcionamento deles para com o Raven.

Raven correndo no Ubuntu

Para trazer seus sites preferidos para dentro do Raven existem duas possibilidades, a primeira é adicionando manualmente, bastando para isso digitar a url do site e o programa faz o trabalho de encontrar o endereço de feed. A segunda forma é importar um arquivo xml que você tenha exportado de outro software do genero, ou serviços como o Inoreader ou TheOldReader.

Uma vez importado, o Raven fará o trabalho de atualizar-se regularmente para exibir as mais recentes postagens, junto ele oferece a possibilidade do usuário salvar conteúdo para leitura offline, colocar como favorito e usar uma interface noturna.
 
 Infelizmente não existe uma funcionalidade de sincronia em cloud, portanto o que você fizer em uma máquina não será refletido em outra instalação, a não ser que você exporte em XML e importe na outra máquina.

Para quem procura um leitor de feed, o Raven é uma excelente opção, sem restrições, totalmente gratuito, ficando como ponto negativo apenas a ausência de uma funcionalidade para sincronia em nuvem.

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube