Categorias: Linux Tutoriais

Reproduzir conteúdo do Linux no Chromecast

O Chromecast é um incrível aparelho, com um valor muito inferior ao de uma SmartTV (Facilmente encontrado por menos de 200 reais), ele oferece uma experiência mais agradável aos usuários do que uma Smart convencional. Isso porque o Chromecast possui a capacidade de conectar-se com seus demais dispositivos, usando estes como controle e poder de processamento, chega dos controles nada intuitivos das TV “Inteligentes” ou de seus apps nada intuitivos (Dependendo da marca a coisa fica ainda mais precária, vide Sony e Philco).

O principal controle do Chromecast é o seu dispositivo Android, que você pode transformar em um mini console, um reprodutor multimidia, um projetor e assim por diante, são muitas as funções que nascem a cada dia para o Chromecast. Mas como dito anteriormente, o foco dele é você utilizar seu aparelho Android como controle, o Lollipop já até possui a função do espelhamento de tela em sua barra de notificações, no entanto também é possível usar com seu computador, apesar de ainda não existir a mesma quantidade de funções e possibilidades quando falamos de computador e chromecast, já dá para efetuarmos algumas combinações que nos dão uma certa liberdade, iremos ensinar algumas no Linux Centro, a primeira segue abaixo :

Utilizando o SAMBA + Es File Explorer

A primeira opção é simplesmente usarmos o nosso computador como servidor para os demais dispositivos, se você tem aqueles Terabytes de filmes e músicas, não pretende nem quer ficar os passando para outros lugares, seja seu aparelho móvel ou a nuvem, usar uma rede local é a solução, combinando com o uso do ES File Explorer no Android.

Para isso, em seu linux clique com o botão direito sobre o diretório (pasta) que contém o conteúdo que você deseja transmitir para sua televisão, vá para a aba “Compartilhamento de rede local” e selecione a opção “Compartilhar essa pasta”.

Para manter o acesso da pasta seguro e de modo privado (Caso prefira você pode selecionar “Permitir acesso anônimo” e não fazer essa etapa), abra um terminal e digite os seguintes comandos :

smbpasswd -a usuario

Substitua a palavra “usuário” pelo seu nome de usuário, ou o que deseja que tenha acesso a pasta, o terminal pedirá uma senha para o usuário samba, se preferir pode utilizar sua atual senha de usuário. Terminado basta fechar o terminal e ir para seu aparelho Android.

Em seu dispositivo Android, instale o Es File Explorer, clique aqui para instalar, e o seu plugin para o Chromecast, clique aqui para instalar, vá na opção a esquerda do aplicativo denominada “Lan” e clique na lupa no rodapé com o rótulo “Procurar”. O Es File Explorer encontrará seu computador, segure o ícone desse até que seja selecionado, clique em “Editar Servidor” no rodapé e no menu que se abrirá, tire a seleção “Anônimo” e inclua seu usuário e senha. Tudo isso que foi feito até aqui, será feito uma única vez, depois disso o Es File Explorer irá armazenar seus dados e tudo estará a um clique de distância.

Agora basta clicar sobre o ícone do computador, escolher a pasta que você compartilhou (Você pode compartilhar quantas quiser, bastando agora voltar no Linux, clicar com o botão direito do mouse sobre o diretório e escolher “Compartilhar essa pasta”, as configurações de usuário não precisam ser refeitas) e quando nesta basta clicar sobre o vídeo, música ou arquivo desejado e escolher o plugin do Chromecast para reprodução. A vantagem desse método é que você passa a ser capaz de reproduzir qualquer conteúdo de seu computador, diretamente em sua TV.

Existem outros métodos que incluem serviços onlines, extensões para navegador, são muitas que traremos para você nas próximas semanas.

Linux e Chromecast (SAMBA)

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Base notebook refrigeradora NBC50 da C3Tech – Vale a pena?

Para quem utiliza notebook em sua dia a dia, uma base é bem vinda para coloca-lo em uma posição adequada… Leia mais

18 horas ago

Kemp Technologies é selecionada parceira Dell EMC

A Kemp Technologies, anunciou sua validação como parceira Dell EMC. A Kemp vai acelerar a distribuição de implementações da plataforma… Leia mais

4 dias ago

Sensor biométrico da HID é o primeiro a ter todos os requisitos de segurança da Colombia

A HID Global divulgou que o modelo de sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01, recebeu no início de 2019 a homologação do… Leia mais

4 dias ago

Mozilla apresenta novo logotipo e estratégia para o Firefox

A Mozilla tem planejado uma reestruturação completa para a marca Firefox, e quando falamos em marca é justamente porque não… Leia mais

5 dias ago

Tema escuro na MIUI Android? Conheça os melhores temas

Apesar da MIUI ainda não contar com um tema escuro nativo, sendo este um recurso previsto para a próxima versão… Leia mais

1 semana ago

A ascensão dos ciberataques: os cibercriminosos estão no controle?

A cada ano, o número de ciberataques aumenta. Só em 2018 registrou-se aumento de 217,5% nestes ataques, se não conseguirmos… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego