RPCS3 – Emulador de PS3 no Linux

Emuladores são uma parte importante no mundo dos consoles, são responsáveis por manter o legado dessas plataformas quando acabam suas vidas úteis e por fim, param de ser fabricadas até o dia que dificilmente são encontradas para a venda.

Sem contar a variedade de opções que eles permitem ao longo do tempo, como por exemplo, ter uma distro linux que transforma qualquer máquina em um console retrô, estamos falando do Lakka OS.

Dessa vez, chegou o momento do Playstation 3 ganha evoluções em seu emulador, o RPCS3 depois de alguns anos de desenvolvimento, chega a sua versão 0.0.3 com maior estabilidade, vastas funcionalidades e suporte a diversos títulos da terceira geração de plataforma de games da Sony.

O RPCS3 é escrito em C++ e QT e tem seu código aberto sobre a licença GNU GPL v2. Entre as diversas funcionalidades que o emulador proporciona aos usuários está o suporte ao Dualshock 4 (Sim, o controle original do PS3 ainda não é suportado) e outros controles de terceiros. O emulador também suporte o PS3 Move e o Playstation Eye, além é claro de teclado e mouse para a jogatina sem a necessidade de um joystick.

A interface do RPCS3 é de fácil utilização, listando os jogos que você possui e até mesmo tendo uma barra de busca e categorização para organizar sua biblioteca de jogos.

Para usar o RPCS3 é muito simples, baixe o emulador aqui, ele está empacotado em appimage, o que garante seu funcionamento nas principais distribuições Linux, dê permissão de execução ao arquivo e clique duas vezes para o iniciar.

Coloque o disco do seu jogo PS3, ou o transfira para seu HD, na opção “File” escolha “Install Firmware” e procure dentro do disco do jogo pelo seguinte diretório “PS3/UPDATE” deve existir um arquivo pub neste local, use-o para instalar o sistema operacional do PS3 no emulador.

Agora basta iniciar o jogo escolhido, clicando nele e optando por “boot”. Atualmente o emulador já suporta mais de 2.400 games.

Para a execução do RPCS3 é recomendável uma máquina com placa de vídeo offboard e no mínimo 8GB de RAM.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

20 horas ago

Cartão de crédito Méliuz – Cashback em todas as compras – Vale a pena?

Já faz algum tempo que o Méliuz, serviço de cashback em compras, se quer saber mais sobre ele clique aqui,… Leia mais

2 dias ago

Ame Digital – A evolução da conta digital da Americanas e Submarino

O Ame nasceu como uma solução própria do grupo B2W, responsável pela Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato, para fidelização… Leia mais

2 dias ago

Alfred – O aplicativo para fãs de cinema

Alfred é uma rede social para aqueles que são fãs de cinema, controlado e desenvolvido pela FlixMedia, sua proposta é… Leia mais

3 dias ago

O Que Todo Mundo Precisa Saber sobre Segurança no Linux

Muitas pessoas consideram os sistemas Linux como sendo mais seguros e, em alguns casos, até mesmo “imunes” aos principais vírus… Leia mais

2 semanas ago

C6 Bank – Vale a pena usar o rival do Nubank?

C6 Bank é a nova fintech que pretende concorrer com Inter, Nubank, Neon e outros players o mercado de banco… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego