RPCS3 – Emulador de PS3 no Linux

Emuladores são uma parte importante no mundo dos consoles, são responsáveis por manter o legado dessas plataformas quando acabam suas vidas úteis e por fim, param de ser fabricadas até o dia que dificilmente são encontradas para a venda.

Sem contar a variedade de opções que eles permitem ao longo do tempo, como por exemplo, ter uma distro linux que transforma qualquer máquina em um console retrô, estamos falando do Lakka OS.

Dessa vez, chegou o momento do Playstation 3 ganha evoluções em seu emulador, o RPCS3 depois de alguns anos de desenvolvimento, chega a sua versão 0.0.3 com maior estabilidade, vastas funcionalidades e suporte a diversos títulos da terceira geração de plataforma de games da Sony.

O RPCS3 é escrito em C++ e QT e tem seu código aberto sobre a licença GNU GPL v2. Entre as diversas funcionalidades que o emulador proporciona aos usuários está o suporte ao Dualshock 4 (Sim, o controle original do PS3 ainda não é suportado) e outros controles de terceiros. O emulador também suporte o PS3 Move e o Playstation Eye, além é claro de teclado e mouse para a jogatina sem a necessidade de um joystick.

A interface do RPCS3 é de fácil utilização, listando os jogos que você possui e até mesmo tendo uma barra de busca e categorização para organizar sua biblioteca de jogos.

Para usar o RPCS3 é muito simples, baixe o emulador aqui, ele está empacotado em appimage, o que garante seu funcionamento nas principais distribuições Linux, dê permissão de execução ao arquivo e clique duas vezes para o iniciar.

Coloque o disco do seu jogo PS3, ou o transfira para seu HD, na opção “File” escolha “Install Firmware” e procure dentro do disco do jogo pelo seguinte diretório “PS3/UPDATE” deve existir um arquivo pub neste local, use-o para instalar o sistema operacional do PS3 no emulador.

Agora basta iniciar o jogo escolhido, clicando nele e optando por “boot”. Atualmente o emulador já suporta mais de 2.400 games.

Para a execução do RPCS3 é recomendável uma máquina com placa de vídeo offboard e no mínimo 8GB de RAM.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Xiaomi – Sites divulgam informação equivocada sobre MIUI 11

Recentemente alguns importantes sites trouxeram de forma equivocada que a Xiaomi teria anunciado quais os dispositivos que receberão a MIUI… Read More

15 horas ago

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

20 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

4 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

5 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

6 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

1 semana ago