Categorias: Linux Tutoriais

Shashlik – Emulador de Android para Linux

Uma novidade surgiu ao mundo Linux, com uma proposta um tanto interessante, rodar aplicações do Android em distribuições Linux tradicionais, sem uma aparente emulação, fazendo com que essas funcionem como se fosse nativas.

O Shashlik pretende ser para o Android, o que o WINE é para o Windows em distribuições Linux, uma aplicação capaz de rodar de forma integrada aplicações não feitas para as distribuições linux.

Ao contrário de soluções como Bluestacks e Genomotion, que emular um sistema Android por completo e você roda as aplicações, dentro deste. O Shasklik roda apenas a aplicação de forma externa, na prática o usuário não precisa abrir nenhum emulador, apenas clicar sobre o ícone do aplicativo instalado, que estará disponível’ como uma aplicação tradicional em sua distribuição, para que a mesma seja rodada de forma individual.

Em atual fase de desenvolvimento, o emulador já mostra-se um tanto quanto funcional, em nossos testes, até mesmo jogos rodaram com um bom desempenho, no entanto apresentaram certa demora em sua inicialização.

O emulador não conta com nenhuma interface gráfica neste primeiro momento, portanto a instalação de aplicações do Android, ocorrem através do terminal, sendo que o usuário deve possuir o apk.

De momento também não existem possíveis alterações em configurações, como ocorrem com o WINE, onde seja possível mudar a versão que está sendo usada do sistema e outras adequações.

Outro detalhe extremamente importante, é que o Shashlik só é capaz de emular aplicações que tenham suporte a arquitetura x86, por mais que esteja ficando comum o suporte desta arquitetura nas aplicações, já que temos alguns aparelhos que já utilizam dessa arquitetura, ainda ocorre de aplicações que não possuem e quando possuem, são um apk especifico e o usuário deve ficar atento no momento do download.

Para instalar o emulador de Android em sua distribuição Linux, basta clicar no botão que está no topo desta matéria e escolher um dos pacotes, atualmente o Shashlik suporta o Ubuntu e Arch Linux. Baixe o instalador e efetue a instalação, clicando sobre o pacote, depois de baixado.

Terminada a instalação, basta baixar o apk das aplicações desejadas, você pode usar o ApkMirror para isso, abrir um terminal no diretório com os apks e digitar o seguinte comando:

/opt/shashlik/bin/shashlik-install nomeapp.apk

A instalação é quase que imediata e depois disso, o app estará disponível junto com suas aplicações tradicionais, bastando clicar sobre a mesma. Como dito anteriormente, a execução possui um atraso, mas ocorre com bom desempenho, no entanto notamos um alto consumo de CPU, computadores mais modestos podem apresentar problemas na execução de jogos dessa maneira.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Base notebook refrigeradora NBC50 da C3Tech – Vale a pena?

Para quem utiliza notebook em sua dia a dia, uma base é bem vinda para coloca-lo em uma posição adequada… Leia mais

18 horas ago

Kemp Technologies é selecionada parceira Dell EMC

A Kemp Technologies, anunciou sua validação como parceira Dell EMC. A Kemp vai acelerar a distribuição de implementações da plataforma… Leia mais

4 dias ago

Sensor biométrico da HID é o primeiro a ter todos os requisitos de segurança da Colombia

A HID Global divulgou que o modelo de sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01, recebeu no início de 2019 a homologação do… Leia mais

4 dias ago

Mozilla apresenta novo logotipo e estratégia para o Firefox

A Mozilla tem planejado uma reestruturação completa para a marca Firefox, e quando falamos em marca é justamente porque não… Leia mais

5 dias ago

Tema escuro na MIUI Android? Conheça os melhores temas

Apesar da MIUI ainda não contar com um tema escuro nativo, sendo este um recurso previsto para a próxima versão… Leia mais

1 semana ago

A ascensão dos ciberataques: os cibercriminosos estão no controle?

A cada ano, o número de ciberataques aumenta. Só em 2018 registrou-se aumento de 217,5% nestes ataques, se não conseguirmos… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego