Categorias: Linux Tutoriais

Shashlik – Emulador de Android para Linux

Uma novidade surgiu ao mundo Linux, com uma proposta um tanto interessante, rodar aplicações do Android em distribuições Linux tradicionais, sem uma aparente emulação, fazendo com que essas funcionem como se fosse nativas.

O Shashlik pretende ser para o Android, o que o WINE é para o Windows em distribuições Linux, uma aplicação capaz de rodar de forma integrada aplicações não feitas para as distribuições linux.

Ao contrário de soluções como Bluestacks e Genomotion, que emular um sistema Android por completo e você roda as aplicações, dentro deste. O Shasklik roda apenas a aplicação de forma externa, na prática o usuário não precisa abrir nenhum emulador, apenas clicar sobre o ícone do aplicativo instalado, que estará disponível’ como uma aplicação tradicional em sua distribuição, para que a mesma seja rodada de forma individual.

Em atual fase de desenvolvimento, o emulador já mostra-se um tanto quanto funcional, em nossos testes, até mesmo jogos rodaram com um bom desempenho, no entanto apresentaram certa demora em sua inicialização.

O emulador não conta com nenhuma interface gráfica neste primeiro momento, portanto a instalação de aplicações do Android, ocorrem através do terminal, sendo que o usuário deve possuir o apk.

De momento também não existem possíveis alterações em configurações, como ocorrem com o WINE, onde seja possível mudar a versão que está sendo usada do sistema e outras adequações.

Outro detalhe extremamente importante, é que o Shashlik só é capaz de emular aplicações que tenham suporte a arquitetura x86, por mais que esteja ficando comum o suporte desta arquitetura nas aplicações, já que temos alguns aparelhos que já utilizam dessa arquitetura, ainda ocorre de aplicações que não possuem e quando possuem, são um apk especifico e o usuário deve ficar atento no momento do download.

Para instalar o emulador de Android em sua distribuição Linux, basta clicar no botão que está no topo desta matéria e escolher um dos pacotes, atualmente o Shashlik suporta o Ubuntu e Arch Linux. Baixe o instalador e efetue a instalação, clicando sobre o pacote, depois de baixado.

Terminada a instalação, basta baixar o apk das aplicações desejadas, você pode usar o ApkMirror para isso, abrir um terminal no diretório com os apks e digitar o seguinte comando:

/opt/shashlik/bin/shashlik-install nomeapp.apk

A instalação é quase que imediata e depois disso, o app estará disponível junto com suas aplicações tradicionais, bastando clicar sobre a mesma. Como dito anteriormente, a execução possui um atraso, mas ocorre com bom desempenho, no entanto notamos um alto consumo de CPU, computadores mais modestos podem apresentar problemas na execução de jogos dessa maneira.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

55 minutos ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

7 dias ago

Como instalar Flatpak na loja do Ubuntu

A Canonical optou já faz algum tempo, por utilizar a Gnome Software, como sua loja de aplicativos. No entanto, ela… Read More

2 semanas ago