Escritorio Linux

Shift – Cliente para Gmail e Outlook


Shift é um cliente de e-mail desenvolvido sobre o framework Electron, com principal foco no Gmail e os serviços da Google, Drive e Calendar.

Com uma interface agradável, o Shift utiliza da versão web do Inbox e Gmail para entregar algumas funcionalidades extras aos usuários, como as notificações de sistema para e-mails recebidos e não lidos,

É interessante apontar que além do Gmail, o Outlook e Office 365 da Micrososft também são suportados pela aplicação.

É possível utilizar diversas contas ao mesmo tempo, todas terão um avatar arredondado criado no dock lateral do Shift, permitindo o rápido acesso entre contas de e-mail, além disso, no topo da janela do Shift, existe um botão do calendar e Gdrive que entregam um acesso ágil para esses serviços da Google. Para quem utilizar uma conta do outlook ou Office 365, a integração passa a ser com o calendário outlook e OneDrive.

Não há grandes funções ou mudanças no uso dos e-mails com o Shift, visto que ele acaba funcionando como um navegador (O Electron utiliza o Chromium) dedicado para os serviços de e-mail citados e os colocando integrados com o sistema, permitindo o recebimento de notificações e um ícone na barra de ferramentas que informa a quantidade de e-mails não lidos, entrega rápido acesso aos e-mails mais recentes e permite abrir a aplicação rapidamente.

O Shift é gratuito com limitações, em sua versão gratuita o usuário tem direito a apenas uma conta de e-mail e a informação “Enviado com o Shift” é incluída em cada e-mail disparado. Para quem queira remover essa mensagem e usar várias contas de e-mail pela aplicação, deverá pagar 20 dólares anuais (Por volta de R$ 72 reais anuais), um valor alto para uma aplicação tão simples em recursos.

Os 30 primeiros dias são gratuitos com a versão total do Shift, no entanto seu custo anual da versão ilimitada é questionável, ante clientes que fazem praticamente o mesmo serviço, como o Wmail.

Para baixar e testar o Shift, clique no botão que está no topo dessa matéria, efetuar o download do pacote e dar dois cliques sobre o arquivo para iniciar o programa.