Categorias: Linux Multimidia

Streama – Tenha seu Netflix local e pessoal

Para quem possui um grande acervo de filmes, séries e músicas em seu computador, pode ser uma boa opção implementar um serviço de gerenciamento que funcione como um Netflix local. Já ensinamos aqui no Linux Centro a usar o Plex e o Emby, hoje vamos apresentar uma nova opção de código aberto, o Streama.

Desenvolvido por Antonia Engfors, usando Grails, AngularJS, HTML 5 e MySQL e inspirado diretamente no Netflix, o software oferece a possibilidade de gerenciamento de todo seu acervo, uso de vários usuários e acesso remoto, de forma gratuita.

O Streama chegou recentemente, estando em sua primeira versão estável e com promessas de diversas funções para breve, porém com concorrentes de peso como o Plex e Emby, acaba sendo difícil não o comparar e ver as limitações atuais do programa.

Após a instalação do Streama, é necessário indicar um diretório para o programa salvar configurações e outro com o seu acervo, aqui já encontramos algumas partes não tão práticas, primeiramente o software exige que você digite o caminho por inteiro, não possuindo integração com o sistema a ponto de resumir tudo a clicar e escolher. O segundo ponto é que não temos a possibilidade de indicarmos mais de um lugar onde esta o seu acervo, um exemplo prático é caso tenha mais de um HD com os seus filmes e séries, o Streama só permite um único local.

Depois de configurado, algo que é rápido, vamos para a segunda parte e é onde vem a maior decepção, a aplicação não é capaz de varrer todo o diretório indicado, reconhecer o conteúdo e o catalogar. O usuário terá que fazer manualmente, incluindo filmes e séries um a um, para quem possui centenas de filmes em seu acervo, a proposta do Streama já torna-se muito desvantajosa, pois você terá que incluir um a um, manualmente.

A aplicação possui integração com o The Movie Database, prometendo reconhecer as informações do conteúdo adicionado de forma rápida, inclusive em um GIF na descrição do GitHUb, é mostrado que durante o processo de adição de uma série, bastou digitar o título do seriado, para que ele fizesse uma busca e oferecesse o conteúdo já pronto para a configuração. Porém em nossos testes não conseguimos dessa forma, ao clicar em adicionar uma série ou filme, uma janela pedindo o ID do IMDB, nome, descrição e capa foi exibida para nós.

O Streama possui um player muito similar ao do Netflix, possui o mesmo suporte de “Continuar Assistindo”, portando independente do dispositivo que o acesse, conteúdo que estava sendo reproduzido, continuará do ponto que parou.

Outras funcionalidades encontradas são o suporte ao “arraste e solte” para gerenciamento do conteúdo em sua interface, suporte para diversos usuários e capacidade de indicar conteúdo similar ao que o usuário costuma consumir, tudo de forma gratuita.

Por hora o Streama não possui um aplicativo para dispositivos móveis, mas já em construção com o código no GitHub, porém funcionalidades como suporte ao Chromecast e conversão de vídeo, são prometidas para o futuro.

O Streama é uma boa promessa, mesmo com opções completas como o Plex, Emby e Kodi, é interessante termos mais um concorrente para acalentar um pouco o desenvolvimento dessas opções e criar novas idéias, porém nesse primeiro momento ele é extremamente limitado e não consegue suprir quem já está acostumado com a versatilidade das opções citadas anteriormente.

Para facilitar a instalação do Streama, empacotamos em deb e rpm, portanto para usuários dessas distribuições, basta baixar e dar dois cliques para iniciar a instalação. Depois disso será criado um ícone no menu de sua distro, basta procurar por Streama, clicar para iniciar e depois abrir em um navegador o seguinte endereço: http://localhost:8080/login/auth

A senha e usuário padrões são “admin” e “admin”. Vale lembrar que para seu correto funcionamento é necessário possuir o java instalado, mais especificamente a versão 8 do OpenJDK.

Demais distribuições linux, devem seguir os comandos que estão abaixo, copiando e os colando em um terminal.

wget https://github.com/dularion/streama/releases/download/v1.0.11/streama-1.0.11.war -O streama.war
sudo chmod u+x streama.war
wget https://raw.githubusercontent.com/dularion/streama/master/docs/sample_application.yml -O application.yml

View post on imgur.com

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

38 minutos ago

Cartão de crédito Méliuz – Cashback em todas as compras – Vale a pena?

Já faz algum tempo que o Méliuz, serviço de cashback em compras, se quer saber mais sobre ele clique aqui,… Leia mais

1 dia ago

Ame Digital – A evolução da conta digital da Americanas e Submarino

O Ame nasceu como uma solução própria do grupo B2W, responsável pela Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato, para fidelização… Leia mais

2 dias ago

Alfred – O aplicativo para fãs de cinema

Alfred é uma rede social para aqueles que são fãs de cinema, controlado e desenvolvido pela FlixMedia, sua proposta é… Leia mais

2 dias ago

O Que Todo Mundo Precisa Saber sobre Segurança no Linux

Muitas pessoas consideram os sistemas Linux como sendo mais seguros e, em alguns casos, até mesmo “imunes” aos principais vírus… Leia mais

2 semanas ago

C6 Bank – Vale a pena usar o rival do Nubank?

C6 Bank é a nova fintech que pretende concorrer com Inter, Nubank, Neon e outros players o mercado de banco… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego