Categorias: Analise Linux

Testamos o Cloud Ready – Chrome OS para todos

Obviamente você já ouviu falar no Chrome OS, o sistema operacional da Google focado na nuvem e disponível para notebooks que prezam pelo baixo preço, desempenho e simplicidade.

O problema e que o Chrome OS esta disponível apenas para as maquinas licenciadas conhecidas como Chromebooks, porem o sistema que utiliza o Kernel Linux como base, assim como o Google Chrome, nasce do projeto de código aberto Chromium OS e com base nesse projeto, alguns desenvolvedores disponibilizaram o sistema para demais hardwares, uma dessas versões e a Cloud Ready, mantida pela NeverWare e suportando centenas de dispositivos.

A instalação e simples, basta colocar a imagem em um pendrive e dar boot no computador ou notebook, o sistema iniciara, você deve colocar sua localidade, idioma e conta Google, pronto o Cloud Ready ja inicia em modo live e você pode utilizar normalmente, caso queira, pode instalar em sua maquina e ao contrario de outras opções, o Cloud Ready possui suporte a dual boot, dessa forma você pode instalar ao lado de uma distribuição Linux convencional.

Para quem esta habituado com o Google Chrome o Cloudy Ready e um sistema muito fácil, sendo basicamente o navegador, só que aqui temos o Chromium ao invés do Chrome, com uma barra de tarefas. Todas as configurações que são efetuadas no sistema, ocorrem pelo navegador, idioma, teclado e assim por diante.

Como você insere suas credenciais do Google na instalação do sistema, ao logar ja tem tudo sincronizado, exceto que tenha optado pela criptografia ponta a ponta na conta Google, nesse caso, apos o login sera solicitado a senha local para iniciar a sincronia. Extensões, histórico, senhas, tudo como ja ocorre no navegador em outras plataformas, a única diferença e que ate a partir de agora ate seu papel de parede sera sincronizado entre outros dispositivos com Cloud Ready.

Alem do navegador, você tem o gerenciador de arquivos que tem suporte local e total integração com o Google Drive, trabalhando com seus arquivos de rede, como se estivessem em seu HD local. O gerenciador de arquivos suporta aplicações da Chrome Web Store, que são capazes de adicionar funcionalidades extras como suporte a rede samba, FTP, WebDav, Dropbox e assim por diante.

Falando em Chrome Web Store, todas as aplicações suportadas pelo sistema estão disponíveis aqui, já que o Cloud Ready funciona através das web aplicações do Google Chrome, a variedade e grande e temos um misto de serviços web e aplicações offline que aproveitam ao máximo esse recurso do navegador e do sistema.

Alem das aplicações da Chrome Web Story e possível utilizar aplicações Android no Cloudy Ready, no entanto a Play Store esta sendo introduzida no Chrome OS na versão 53 e o Cloudy Ready utiliza atualmente a versão 51 do Chromium OS, estando em beta a 52, dessa forma e necessário usar a extensão Archon no Cloud Ready e a aplicação Archon em seu dispositivo Android que adapta as aplicações do seu aparelho para serem instaladas no Cloud Ready, Chromium OS, esse processo não e tão simples como o que esta sendo colocado na ultima versão do Chrome OS, mas possibilita a utilização das aplicações disponíveis para Android em seu sistema, abrindo o leque de opções para o usuário.

Um ponto a destacar e o desempenho do sistema, em todos os nossos testes não sofremos com qualquer lentidão ou engasgos, mesmo com uso constante, varias extensões, aplicações da Chrome Web Store e algumas para Android que instalamos. O tempo de boot e excelente, mesmo estando o sistema em um notebook com HD ao invés de SSD, a inicialização ocorre quase que imediata, levando alguns segundos. Quando apenas suspenso, bastou clicar no botão de power para o sistema estar totalmente funcional.

Sem duvidas o Cloud Ready mostrou-se uma excelente opção para o usuário final, obviamente não pode ser comparado a um robusto Ubuntu, Debian, openSUSE, mesmo com as aplicações Android, o sistema possui suas limitações a nível mais avançado, deixando claro que a intenção e atender o usuário final que quer seu notebook para acessar a internet, ver vídeos, escutar musica, trabalhar com documentos, edições mais simples de imagens, em suma, apenas o usuário mais avançado sentira limitações, no restante basta o costume para ver que a simplicidade do sistema traz produtividade e objetividade.

No topo da matéria estamos disponibilizando a imagem para download, você pode baixar e testar sem precisar de instalação, também pode transformar aquele seu notebook mais antigo em uma maquina para uso no dia a dia.

Instalar o Cloud Ready

Baixe a imagem clicando botão que esta no topo da matéria, depois descompacte o arquivo em uma pasta qualquer de seu sistema, dentro da pasta clique com o botão direito do mouse e no menu de contexto, escolha “Abrir terminal aqui”, com o terminal aberto, digite o seguinte comando:

dd if=ChromeOS.img of=/dev/sdX bs=4M

O processo demora um pouco, mas ao termino você terá um pendrive bootavel com o Cloud Ready, basta conectar em seu computador ou notebook para que o sistema seja iniciado, você pode utilizar dessa maneira ou optar pela instalação, bastando clicar na opção “Instalar cloud Ready” no menu do sistema, clicando no painel do relógio. Ao optar pela instalação, sera perguntando se você deseja um dualboot ou que o sistema seja instalado como única opção em sua maquina, a instalação não requer grandes conhecimentos, não faz muitas perguntas e corre de forma rápida.

Cloud Ready

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

4 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

1 semana ago

Como instalar Flatpak na loja do Ubuntu

A Canonical optou já faz algum tempo, por utilizar a Gnome Software, como sua loja de aplicativos. No entanto, ela… Read More

2 semanas ago