Tiled Menu - O menu do Windows 10 em seu Linux com KDE
Tiled Menu
Linux Personalização

Tiled Menu – O menu do Windows 10 em seu Linux com KDE

O KDE 5 apresentou-se como uma grande evolução, a atual versão do ambiente gráfico não só passou por uma enorme lapidação visual, como ficou ainda mais versátil e personalizável quando comparado com as versões anteriores. Na verdade, pode-se dizer que o KDE é o ambiente gráfico mais personalizável atualmente, praticamente tudo no sistema pode ser modificado ou trocado e tudo devidamente integrado a uma store, para facilitar a busca de novos desenvolvimentos feitos pela comunidade.

Entre essas mudanças está o menu do KDE, por padrão ele oferece 3 alternativas, sendo dois mais tradicionais e um ao modelo do dash do Gnome e descontinuado Unity. Porém se você gosta do menu do Windows 10, com a parte dedica a tiles, saiba que é possível o ter em seu Linux com KDE.

O Tiled Menu é uma opção desenvolvida pela comunidade, totalmente inspirada no conceito do menu do Windows 10, contendo a mesma barra lateral com atalhos para configurações e a sessão da direita, dedicada aos tiles da Microsoft.

Porém o Tiled Menu é um pouco mais versátil, além de não usar este espaço para publicidade, os tiles são totalmente configuráveis. Você pode simplesmente arrastar uma aplicação para o espaço, como criar um do zero com o botão direito. Pode trocar o ícone exibido ou usar uma imagem como banner, até mesmo as duas opções, o ícone sobre uma imagem. Pode determinar uma cor de fundo, alterar o nome de exibição ou não exibir nada.

A largura também é configurável e com isso é possível criar o mesmo dinamismo visto no menu do Windows 10, apenas as animações estão de fora neste primeiro momento, portanto, nada de um tile com as fotografias do OneDrive.

Para usar o Tiled Menu é muito simples, no KDE 5 clique com o botão direito em qualquer lugar da área de trabalho ou simplesmente clique no botão de assistência que fica no canto do topo à direita. Escolha “Adicionar Widgets” e no menu lateral que se abrirá, clique na parte inferior da tela na opção “Baixar novos Widgets”.

Pesquise por “Tiled Menu” e clique em instalar. É necessário atentar-se para a versão de seu ambiente, se usas o KDE Neon, terá a última opção então podes usar a versão mais recente do Tiled Menu, caso contrário, opte pela anterior.

Depois de instalado, clique com o botão direito sobre o ícone do menu do sistema e escolha “Alternativas”, depois disso basta escolher o Tiled Menu, ocorrerá a substituição e ele estará pronto para uso de forma automática, tudo que precisará fazer é personalizar os tiles ao seu gosto.