Tiled Menu – O menu do Windows 10 em seu Linux com KDE

O KDE 5 apresentou-se como uma grande evolução, a atual versão do ambiente gráfico não só passou por uma enorme lapidação visual, como ficou ainda mais versátil e personalizável quando comparado com as versões anteriores. Na verdade, pode-se dizer que o KDE é o ambiente gráfico mais personalizável atualmente, praticamente tudo no sistema pode ser modificado ou trocado e tudo devidamente integrado a uma store, para facilitar a busca de novos desenvolvimentos feitos pela comunidade.

Entre essas mudanças está o menu do KDE, por padrão ele oferece 3 alternativas, sendo dois mais tradicionais e um ao modelo do dash do Gnome e descontinuado Unity. Porém se você gosta do menu do Windows 10, com a parte dedica a tiles, saiba que é possível o ter em seu Linux com KDE.

O Tiled Menu é uma opção desenvolvida pela comunidade, totalmente inspirada no conceito do menu do Windows 10, contendo a mesma barra lateral com atalhos para configurações e a sessão da direita, dedicada aos tiles da Microsoft.

Porém o Tiled Menu é um pouco mais versátil, além de não usar este espaço para publicidade, os tiles são totalmente configuráveis. Você pode simplesmente arrastar uma aplicação para o espaço, como criar um do zero com o botão direito. Pode trocar o ícone exibido ou usar uma imagem como banner, até mesmo as duas opções, o ícone sobre uma imagem. Pode determinar uma cor de fundo, alterar o nome de exibição ou não exibir nada.

A largura também é configurável e com isso é possível criar o mesmo dinamismo visto no menu do Windows 10, apenas as animações estão de fora neste primeiro momento, portanto, nada de um tile com as fotografias do OneDrive.

Para usar o Tiled Menu é muito simples, no KDE 5 clique com o botão direito em qualquer lugar da área de trabalho ou simplesmente clique no botão de assistência que fica no canto do topo à direita. Escolha “Adicionar Widgets” e no menu lateral que se abrirá, clique na parte inferior da tela na opção “Baixar novos Widgets”.

Pesquise por “Tiled Menu” e clique em instalar. É necessário atentar-se para a versão de seu ambiente, se usas o KDE Neon, terá a última opção então podes usar a versão mais recente do Tiled Menu, caso contrário, opte pela anterior.

Depois de instalado, clique com o botão direito sobre o ícone do menu do sistema e escolha “Alternativas”, depois disso basta escolher o Tiled Menu, ocorrerá a substituição e ele estará pronto para uso de forma automática, tudo que precisará fazer é personalizar os tiles ao seu gosto.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

25 minutos ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

7 dias ago

Como instalar Flatpak na loja do Ubuntu

A Canonical optou já faz algum tempo, por utilizar a Gnome Software, como sua loja de aplicativos. No entanto, ela… Read More

2 semanas ago