Categorias: Tutoriais

Bandwidth Hero – Como acelerar a internet e economizar dados no Firefox

Em plena geração de fibra óptica e diversos produtos virando serviços por streaming é estranho falarmos de problemas de internet lentas em demasia, porém este cenário é mais comum do que aparenta.

Recentemente passamos por este problema, estávamos em um local que a conexão com a internet era praticamente inexistente e incapaz de carregar a página de pesquisas do Google, se assim você quisesse.

Nossa alternativa era utilizar o nosso celular como hotspot, uma vez que a internet da Nextel estava funcional, porém para não estourar totalmente o pacote de dados, optamos pela funcionalidade “Modo de economia de internet” oferecido no aplicativo da operadora, esta função da Nextel restringe sua velocidade para 1MB, em prol de lhe dar uma conexão ilimitada e sem qualquer abatimento, clique aqui para ver como funciona e como usar.

O problema é que dividir a conexão de 1MB de velocidade entre seu smartphone e seu notebook, não oferece o melhor desempenho e a lentidão para determinados sites fica evidente.

Diante desse cenário, o Bandwidth Hero é uma extensão que pode ajudar consideravelmente os usuários do Firefox e Google Chrome com o desempenho de velocidade da rede e até economizando dados, se essa for uma preocupação para você.

A aplicação faz uma compactação das imagens trafegadas e entrega uma economia de até 90%, porém ao contrário de opções como o Opera Turbo, o serviço não oferece seu próprio servidor, a aplicação está pronta e precisa ser configurada em uma cloud para operar.

Mas facilitando a vida do usuário, o desenvolvedor trouxe uma integração com o Heroku, uma das primeiras plataformas de hospedagem de aplicações em cloud, que oferece um serviço free, que apesar de configurações limitadas, atende a necessidade do serviço de compactação.

Tudo que você precisa fazer é entrar no heroku.com e criar uma conta, são solicitados dados básicos como nome, e-mail e uma senha, após a confirmação do e-mail, sua conta está criada e você pode avançar para o próximo passo.

Clique aqui para instalar a extensão em seu Firefox ou neste link para instalar o Bandwidth Hero em seu Google Chrome. Uma vez instalado, clique sobre a extensão e escolha a opção “Compression Settings” um menu será expandido e nele, clique em “Configure data compression service”.

Na nova página que será aberta, selecione “Heroku” na seção “Installation Guide”

Você será levado para uma página da plataforma da Heroku, já pronta para efetuar o deploy da aplicação, dê um nome para a instalação (será o seu endereço url) e digite um login e senha. É altamente recomendável usar um login e senha únicos e seguros, uma vez que esta aplicação que você está subindo, passará a receber seus dados de navegação.

Feito isso, clique em “Deploy app” no final da página e aguarde a conclusão do processo.

Ao terminar, será exibido um botão de “view” clique nele para ser direcionado para sua aplicação, onde será requisitado usuário e senha, digite e veja se página é carregada com o seguinte texto “bandwidth-hero-proxy”. Em caso positivo, tudo ocorreu com sucesso e você já pode ir para a última etapa.

Mensagem dada pela aplicação, em caso de sucesso

Volte na extensão do Bandwidth Hero e vá em: “Compression Settings > Configure data compression service” e cole a url de sua aplicação do Heroku, no campo indicado. Será solicitado a digitação de usuário e senha, faça-o e feche esta aba.

Agora na extensão, você consegue controlar quando quer ligá-la ou desligá-la, além de ter informações de quanto de dados fora economizado, configurar o nível de compreensão das imagens e até desativar para determinado site.

Por fim, vale destacar que ao usar o serviço gratuito da Heroku, sua aplicação será desativada depois de 8 horas, tendo que voltar ao Heroku e colocá-la de pé novamente. Outra possibilidade é utilizar o plano pago ou hospedar em outro lugar de sua preferência.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Cartão de crédito Méliuz – Cashback em todas as compras – Vale a pena?

Já faz algum tempo que o Méliuz, serviço de cashback em compras, se quer saber mais sobre ele clique aqui,… Leia mais

1 dia ago

Ame Digital – A evolução da conta digital da Americanas e Submarino

O Ame nasceu como uma solução própria do grupo B2W, responsável pela Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato, para fidelização… Leia mais

2 dias ago

Alfred – O aplicativo para fãs de cinema

Alfred é uma rede social para aqueles que são fãs de cinema, controlado e desenvolvido pela FlixMedia, sua proposta é… Leia mais

2 dias ago

O Que Todo Mundo Precisa Saber sobre Segurança no Linux

Muitas pessoas consideram os sistemas Linux como sendo mais seguros e, em alguns casos, até mesmo “imunes” aos principais vírus… Leia mais

2 semanas ago

C6 Bank – Vale a pena usar o rival do Nubank?

C6 Bank é a nova fintech que pretende concorrer com Inter, Nubank, Neon e outros players o mercado de banco… Leia mais

2 semanas ago

A Internet das Coisas vai revolucionar o cotidiano

Primeiramente vamos deixar claro o que é a IoT, ou Internet das Coisas. Trata-se de um conceito sobre objetos do… Leia mais

3 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego