Como bloquear mineração de criptomoeda em seu navegador - Linux Centro
Tutoriais

Como bloquear mineração de criptomoeda em seu navegador

Recentemente noticiamos que o famoso e polêmico The Pirate Bay, estava testando o uso de mineração de criptomoeda na máquina dos usuários como forma de monetização. A funcionalidade não requer instalações e não tem restrição de plataformas, bastando um navegador com suporte a javascript para que ocorra o processo, o problema, é que a prática estaria ocorrendo sem prévia solicitação ao usuário e como esse tipo de execução compromete o desempenho da CPU, usando em média 30% da CPU.

Essa mineração de bitcoins usando a máquina do usuários, através do navegador, é uma tecnologia fornecida pela Coinhive e portanto pode ser usada por outros sites, hoje ensinaremos a como bloquear, caso o site que frequente não lhe dê a opção nativamente.

Antes de mais nada, é vero destacar que o Linux Centro não é contra formas de monetização, pelo contrário, também usamos de publicidade para nos mantermos, mas acreditamos que é importante dar alternativas e escolhas a quem nos mantém no ar, principalmente se estamos falando de algo que compromete significamente o desempenho da máquina do usuário.

Bloqueando a Mineração de criptomoeda por extensão

v0.3 demo

Desenvolvido pelo usuário do GitHub, Keraf, a NoCoin é uma extensão simples cujo papel é colocar uma blacklist na navegação do usuário, tudo que você precisa fazer é instalar a NoCoin através da Chrome Web Store e navegar tranquilamente, tal qual um AdBlock.

A extensão pode ser usada em qualquer navegador derivado do Chromium, inclusive no Opera, através deste tutorial onde ensinamos a usar a Chrome Web Store em seu navegador Opera.

Bloqueando a Mineração de criptomoeda no Opera

 

Se você usa o Opera, nem precisa usar a extensão acima, pode fazer a configuração diretamente em seu navegador.

Primeiramente, baixe esse arquivo de texto, agora vá em configurações e na seção “Bloquear Anúncios” clique em “Gerenciar Listas”, uma janela será aberta, percorra até o final onde existe uma caixa “Lista personalizada”, clique em selecionar arquivo, selecione o txt que você baixou acima e pronto!