Categorias: Tutoriais

DD-WRT – Melhore e potencialize seu roteador

Nem sempre os roteadores alcançam todo o seu potencial, muitas vezes devido a limitações impostas pela própria fabricante em seu firmware, mas graças a projetos de código aberto é possível usar firmware’s não oficiais e explorar funcionalidades que não foram disponibilizadas originalmente em seu aparelho, em alguns casos, até mesmo ampliar a capacidade e alcance de seu roteador.

São vários os firmware’s de código aberto e mantidos pela comunidade disponíveis pela internet, o DD-WRT é um dos mais conhecidos e também um dos que mais atinge diferentes modelos de roteadores, atendendo marcas como D-Link, TP-Link, CISCO e outras mais.

O DD-WRT é baseado no Kernel Linux e possui diversas funcionalidades em suas diferentes versões, tais como OpenVPN, Dynamic DNS, Monitoramento de Banda, Restrição de Acessos, RFlow, UPnP, WPA/WPA2 personal/enterprise, Wake-on-LAN, SPI firewall/IPtables, Samba/CIFS client e assim por diante.

O DD-WRT oferece uma interface web, para configuração e gerenciamento diretamente de um web browser e sua instalação é simples, no entanto deve ser feita com cuidado, pois qualquer erro, significa a perda de seu roteador. Se seu aparelho está com um firmware obsoleto, apresenta problemas ou não oferece ferramentas avançadas, como gerenciamento de banda, instalar o DD-WRT é uma boa opção, ensinaremos quais os procedimentos de instalação logo abaixo.

Antes de iniciar qualquer explicação é necessário atentar-se a algumas informações, a primeira delas é a necessidade do manual de instruções de seu roteador, cada modelo possui informações diferentes que serão necessárias durante a instalação do DD-WRT. Também é preciso salientar que o que aqui está sendo explicado é um procedimento genérico, podendo mudar alguns nomes para cada fabricantes.

É altamente importante lembrar que qualquer procedimento feito de forma errada, significa na perda total de seu aparelho, por tanto não efetue esse procedimento se você não tem total certeza do que está fazendo, o Linux Centro ou o autor desta matéria, não se responsabilizam por quaisquer danos que sejam causados ao seguir com o procedimento abaixo.

Instalação do DD-WRT

Verifique se existem informações adicionais para seu roteador

A primeira coisa a fazer é baixar o firmware para seu roteador, mas antes precisamos verificar se o mesmo é suportado pelos desenvolvedores, para isso clique aqui e digite o nome e modelo de seu roteador, se ele for suportado, opções para download surgirão na tela, caso nada apareça, seu aparelho não é suportado e não deve-se seguir com a instalação.

Clique sobre o nome de seu roteador e aparecerá alguns dados. Clique na seta ao lado de “Supported by” e escolha a versão do DD-WRT que deseja utilizar. Os links de download do firmware para o roteador escolhido serão exibidos em uma listagem.

A escolha da firmware para seu roteador depende da quantidade de memória do mesmo, caso seu roteador tenha 8 MB de RAM e 2 MB de Flash, ele é  compatível apenas com a versão “Micro” do DD-WRT. Confira essas informações no manual de seu aparelho, não efetue o download de uma versão incompatível, pois a utilização de uma versão errada, significa a perda do aparelho. Vale lembrar que a versão Micro do DD-WRT não oferece todas as funções disponíveis nessa firmware de terceiros, clique aqui para ver as funções de cada versão da firmware.

Caso apareça para seu roteador uma opção chamada “initial flashing”, baixe ela junto com a firmware;

Em seu navegador, digite o endereço de IP de acesso padrão do roteador – esse é informado no manual do aparelho – e tecle “Enter”.

Dentro do painel de administração do roteador, procure pela opção “Administration” ou ”Tools” do roteador. Nessa tela deverá existir duas opções de atualização de firmware, a automática e manual, nessa última um botão para upload do arquivo baixado será fornecido.

Opção de atualização de firmware manual, essa tela muda para cada fabricante e modelo.

Clique no botão e selecione o arquivo baixado, caso tenha um arquivo de “initial flashing” para o seu modelo, selecione primeiro essa e clique em upload, quando terminado o processo, repita para o arquivo “bin” (Firmware).

Durante a instalação não desligue ou desconecte seu roteador, terminado o processo, reconecte em seu roteador digitando o IP de acesso em seu navegador e quando solicitado senha e usuário, utilize root para usuário e admin para a senha, não esqueça de trocar em seu primeiro acesso e por fim, configurar sua rede!

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Kemp Technologies é selecionada parceira Dell EMC

A Kemp Technologies, anunciou sua validação como parceira Dell EMC. A Kemp vai acelerar a distribuição de implementações da plataforma… Leia mais

2 horas ago

Sensor biométrico da HID é o primeiro a ter todos os requisitos de segurança da Colombia

A HID Global divulgou que o modelo de sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01, recebeu no início de 2019 a homologação do… Leia mais

8 horas ago

Mozilla apresenta novo logotipo e estratégia para o Firefox

A Mozilla tem planejado uma reestruturação completa para a marca Firefox, e quando falamos em marca é justamente porque não… Leia mais

1 dia ago

Tema escuro na MIUI Android? Conheça os melhores temas

Apesar da MIUI ainda não contar com um tema escuro nativo, sendo este um recurso previsto para a próxima versão… Leia mais

6 dias ago

A ascensão dos ciberataques: os cibercriminosos estão no controle?

A cada ano, o número de ciberataques aumenta. Só em 2018 registrou-se aumento de 217,5% nestes ataques, se não conseguirmos… Leia mais

1 semana ago

Como ter uma loja de aplicativos snap no Manjaro

Já ensinamos aqui no Linux Centro como habilitar o suporte dos pacotes snap no Manjaro e aumentar significamente o seu… Leia mais

1 semana ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego