Linux Personalização

United – Deixe o Gnome com o visual do Unity 8


United é um tema desenvolvido por Aaron do Gnome Look, inspirado no visual proposto por Jovan Petrović que publicou um conceito para o Gnome com a aparência do descontinuado Unity 8.

O tema é gratuito e disponibilizado sobre a licença GNU GPL v2, dessa forma você é livre para compartilhar, editar e modificar o que foi feito até agora, só não esqueça de citar os autores originais. Inclusive vale destacar que o United usa como base os temas Flat-Plat e Arc.

A proposta do tema é bem interessante, pegar o visual que a Canonical tinha imaginado para o Unity 8 e levar para o Gnome Shell, dando um visual flat com uso do branco, roxo e laranja.

Inclusive as únicas cores que o usuário vai encontrar nesse tema, são o laranja, roxo, o branco e cinza em alguns detalhes, no entanto não pense que isso o torna feio, pelo contrário, o tema é muito elegante e cai muito bem para o Gnome, principalmente se você aplicar algumas configurações para o deixar mais próximo do Unity, como ensinamos aqui.

A configuração é dividida em duas partes, o tema principal é apicado nas decorações das janelas e pode ser usado independente da segunda opção, voltada para o Gnome Shell. Essa segunda parte, aplica um novo visual para o dock e a barra superior, o dock torna-se um pouco mais largo, com foco na cor laranja e o ícone da grade de aplicativos é substituído pelo logo do Ubuntu. A barra superior torna-se mais quadrada e transparente, porém aqui temos um detalhe que não nos agradou, a barra fica mais grossa, tomando espaço desnecessário de tela, isso até foge da proposta do Unity que era ter o melhor aproveitamento de tela possível para as aplicações.

Porém para os que também não gostaram da modificação da barra superior, vale reforçar o que já abordamos no paragrafo anterior, é possível não usar a modificação dessa barra e optar apenas pela decoração da janela, infelizmente nesse caso, perdemos também a modificação no dock.

Para facilitar a vida de nossos leitores, empacotamos o tema em deb e rpm, se você usa uma distribuição que utiliza desses pacotes, tais como ubuntu, debian, fedora, openSUSE, basta clicar no botão no topo dessa matéria, baixar o pacote e dar dois cliques para iniciar a instalação. Caso utilize outra distribuição Linux, clicando no botão de download, você tem disponível o pacote zipado que deve ser descompactado em home/~/.theme ou em usr/share/theme.

Para ambas as instalações é necessário ir ao Gnome Tweak e escolher o tema United, caso ainda não tenha o Gnome Tweak instalado, ele pode ser encontrado na central de softwares de sua distribuição.

View post on imgur.com