Webcatalog - Transforme qualquer site em uma aplicação - Linux Centro
Acessorios Linux

Webcatalog – Transforme qualquer site em uma aplicação

Que tal transformar qualquer site ou serviço web em uma aplicação stand alone para seu computador, não precisando abrir o navegador para usar um único serviço e tendo as notificações integradas com seu ambiente gráfico?

Essa é a proposta do WebCatalog, essa aplicação desenvolvida com o Electron traz um enorme número de sites e serviços em seu catálogo, funcionando como uma loja de aplicações. Você escolhe o serviço ou pesquisa por ele, clica em instalar, após alguns segundos um webapp passa a estar disponível para você.

O melhor é que as web aplicações instaladas pelo Webcatalog não dependem dele, você pode instalar quantas quiser e fechar, tudo que você tiver instalado estará disponível no menu ou dash de seu ambiente gráfico, sendo exibido e funcionando como uma aplicação tradicional.

As aplicações geradas dessa forma, vão carregar sempre a interface web dos serviços escolhidos, mas existem alguns recursos extras para elas. Além do fato de funcionar em stand alone e ser integrado as notificações do sistema, permitindo que você use o Google Music Player, ou quem sabe o Google Docs, sem precisar abrir seu navegador, você ainda conta com a possibilidade de modificar e injetar em qualquer um deles css e javascript.

Nas configurações existe uma opção para injetar tanto css como javascript, abrindo um espaço para que você personalize a experiência dos serviços como bem desejar, tudo que você adicionar será carregado sempre que a aplicação for iniciada.

Na lateral dessas web aplicações é exibida uma barra com o botão de home, avançar, retroceder e recarregar, ela pode ser reposicionada caso o usuário deseje, mas não pode ser desabilitada. No topo temos uma barra de ferramentas, esta não pode ser reposicionada e infelizmente nenhuma das duas pode ser desativada, talvez fosse mais agradável que essas opções fossem exibidas em botão float, já que o Webcatalog procura seguir algumas diretrizes do Material Design.

View post on imgur.com

Existe uma grande quantidade de sites disponíveis para serem transformados em web aplicações, onde o usuário pode não somente pesquisar, como navegar por categoria. No entanto, caso o site que você gostaria de usar dessa maneira não esteja contemplado no catálogo, é possível enviar um pedido de adição para os mantenedores.

Todos os sites que tenham sido instalados em modo de aplicação, serão listados no Webcatalog, possibilitando a desinstalação de forma rápida e eficaz.

O Webcatalog é disponibilizado em deb, rpm e pacman, atendendo uma grande variedade de distribuições para a instalação em dois cliques. Esta é uma aplicação diferente e bem interessante, vale a pena dar uma chance, clicando no botão que está no topo desta matéria e baixando para testar.