Wire para Linux - Mensagens criptografadas em qualquer aparelho - Linux Centro
Comunicadores Linux

Wire para Linux – Mensagens criptografadas em qualquer aparelho


Wire é um aplicativo de mensagens, ao estilo de Telegram e WhatsApp, com promessa de ter nascido com foco na segurança e ainda por cima, totalmente de código aberto.

Sabemos que a última frase o fez pensar de imediato no Telegram, mas vale lembrar que o Telegram não é 100% open source, o que é de código aberto no famoso serviço russo é o aplicativo, o back-end é proprietário da empresa.

O Wire já aposta em um caminho onde todo o seu funcionamento é com software de código aberto, você pode inclusive entrar agora na conta da Wire no github e pegar não somente o código do app, mas também o do back-end.

A aplicação para distribuições Linux é desenvolvida sobre o Electron, funcionando dessa forma em qualquer distro, independente de sua base, inclusive distribuído no formato AppImage, que é compatível com qualquer distro (Também existe a disponibilidade em deb).

A aplicação é bonita e possui todos os recursos que você poderia utilizar no app para smartphone ou na versão web, incluindo o suporte para chamadas e videochamadas.

O Wire se apoia na simplicidade e segurança, se não tiver conta ainda, o cadastro exige apenas um e-mail e a criação de uma senha, algo rápido e simples. Os contatos podem ser importados de sua conta da Google (Gmail), as conversas funcionam no modelo já conhecido pela maioria, com janelas que mostram as mensagens em balões.

Aqui nada de aparelho tendo que ser pareado com a versão de desktop ou web, o Wire funciona independente em todos os dispositivos, você nem mesmo precisa estar usando ou o ter usado em um smartphone, o caminho pode ser iniciado diretamente pela versão de computadores.

Para quem procura uma boa e segura alternativa aos principais mensageiros, o Wire promete as principais funcionalidades do gênero, uma bela interface, criptografia ponta a ponta, suporte a grupos e versões standalone entre os dispositivos.

Para baixar o Wire para Linux, clique no botão que está no topo desta matéria, escolha entre o AppImage ou deb e divirta-se! Não deixe de nos contar o que achou do Wire no Linux.