WPS Office para Linux - Linux Centro
Escritorio Linux

WPS Office para Linux


Quando falamos em pacote office no Linux, o primeiro a vir na cabeça é o Libreoffice, uma excelente e completa suite office multiplataforma de código aberto. Porém existem outras e dentre a lista de suites office para Linux, encontramos também o WPS, ou anteriormente conhecido como kingsoft.

Essa suíte chinesa de código fechado popularizou-se no android e á algum tempo chegou em fase beta ao Linux, a empresa por tras, a Kingsoft Corporation Limited, ainda atua no ramo de segurança e cloud storage.

O WPS Office possui um visual um tanto similar ao MS Office da Microsoft para Windows, seguindo este padrão muitas das funções e recursos que existem no MS Office, são rapidamente encontrados no WPS. Contudo este não chega a ser um ponto maléfico da aplicação, já que ela possui suas próprias caracteristicas e alguns incrementos em sua interface, sendo uma delas a possibilidade de mudar a aparẽncia, através da utilização de temas.

Um detalhe interressante é que o WPS Office conta com um grande acervo oficial de templates e modelos de documentos disponibilizados no site da mesma e os quais são exibidos na página inicial da aplicação, obviamente a disponibilização de modelos e templates é encontrada no LibreOffice e MSOffice, porém no WPS Office este recurso fica bem enaltecido e aparentemente com uma grande variedade de conteúdo.

Quando falamos em compatibilidade aqui surge um problema, a suite é totalmente compativel com os formatos proprietários da Microsoft, os abrindo em grande maioria sem perdas de formatação, além disso a mesma possui por padrão o formato proprietário da própria Kingsoft, denominada como wps. Mas ao falarmos em abrir o formato aberto, ODF, a aplicação mostra-se inútil, sem nenhuma compatibilidade para este formato.

E para piorar a situação, o WPS está totalmente em Inglês e com suporte apenas para dicionário japones. Desta forma ao digitarmos palavras acentuadas a suíte gera um conflito na formatação, sem contar o detalhe que não pode-se contar com o corretor ortográfico, já que não existe suporte ao portugues. Vale salientar, que ao contrário do Libreoffice que é completo, o WPS Office traz em seu pacote apenas o escritor, apresentação e células.

O desempenho da aplicação no Linux é excelente, carregamento rápido e ótima fluidez, não aparentando ser uma versão beta, no entanto seu uso é impraticável, já que não suporta o nosso idioma e apesar de oferecer um bom suporte ao formato proprietário, simplesmente ignora o aberto, não sendo capaz desta forma de substituir opções como o LibreOffice.

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube