Opera 49 traz novidades e captura de tela nativa - Linux Centro
News

Opera 49 traz novidades e captura de tela nativa

O Opera chega a sua versão 49 e entrega novidades interessantes aos seus usuários.

A nova versão estável foi disponibilizada na última quarta-feira, 08/11, portanto você já pode baixar ou aceitar a atualização de sua distribuição Linux.

Entre os novos recursos está a adição de prints controlados e personalizados nativamente pelo navegador. Atualmente para tirar um print, ou usamos um software como o Shutter, capturamos a tela toda de nossa máquina com a função “print” ou usamos extensões no navegador que permite você controlar a região da tela a ser capturada.

Agora o Opera dispõe de um ícone de câmera em sua barra lateral, ao clicar neste, uma área retangular é exibida na tela e permite que o usuário controle o tamanho e área que deseja tirar o print. Depois disso o navegador ainda abre o editor que oferece algumas ferramentas úteis, como setas, desfoque (para ocultar nomes e dados na imagem), caneta vermelha e até diversos stickers para serem colocados. A função lembra o que é visto no UC Browser para Android, com a adição de um editor com mais ferramentas.

Ferramenta nativa de captura de tela com editor de imagens

Seguindo o caminho de ter integrado mensageiros instantâneos, possibilitando que eles sejam acessados da barra lateral, o VK Messenger passa a fazer parte das opções, tendo agora disponível o Messenger, Whatsapp, Telegram e VK Messenger. Para quem não conhece a função, os comunicadores passam a ser exibidos como ícones na barra lateral e basta um clique para que eles sejam abertos em uma janela de ⅓ da tela, facilitando o uso deles com outras atividades.

VK Messenger passa a fazer parte das redes suportadas

Ao assistir vídeos no Opera, o usuário já contava com uma função que deixa o player de vídeo de qualquer site, flutuante. Com isso, você pode arrastar e posicionar o player de vídeo em qualquer lugar da tela e continuar fazendo outras atividades, navegando em outras abas ou até usando outros softwares, enquanto assiste o vídeo ao mesmo tempo.

Para complementar a experiência, agora o Opera oferece um botão para consumir o vídeo em realidade virtual. Caso você queira ver um vídeo com seu óculos VR, terá com o Opera um botão para rápida adaptação para este modo.

O excelente Speed Dial deste navegador também recebeu atenção e agora tem um menu de personalização ainda mais rico, quando no Speed Dial, o usuário pode clicar no ícone de menu e ele será exibido em uma tela lateral, nesse várias funções estão presentes e algumas foram adicionadas, como o suporte a tema escuro para o navegador, desligar o papel de parede ou trocá-lo e acesso rápido a várias configurações não relacionadas diretamente ao Speed Dial, como bloqueador de anúncios, determinar local de downloads e assim por diante.

Adição de funções e refinamento do menu no Speed Dial

O menu principal, chamado de “O-menu” também recebeu um refinamento e o destaque fica para a opção de “Recentemente fechadas” na seção de “Histórico”. Agora ao colocar o mouse sobre a opção de “Histórico” o usuário tem rápido acesso as 20 últimas abas fechadas.

Diversas outras melhorias estão nesta nova versão, incluindo muitas correções para telas de grande resolução.