Ubuntu adotará o tema de ícones Suru como padrão - Linux Centro
News

Ubuntu adotará o tema de ícones Suru como padrão

A Canonical resolveu fazer algo que há muito os usuários pedem, renovar o tema do Ubuntu. Quando havia o propósito de implementar o Unity 8, este tinha todo um visual novo e design de ícones próprio, o que justificava a Canonical não estar atenta para mudar o ambiance que conhecemos, porém com a desistência do Unity 8 e retorno para o Gnome, surgiu o plano de criar um novo visual.

Novamente seguindo a trilha que adotou desde o 17.10, a Canonical preferiu consultar a comunidade sobre o visual do Ubuntu, na verdade foi mais longe e pediu para a comunidade desenvolver e apresentar um novo visual para a distribuição, a idéia é até o lançamento 18.04 LTS, adotar e incorporar o desenvolvimento visual que for iniciado e escolhido pela comunidade.

E o tema de ícones já está decidido, será o Suru, o interessante é que este tema de ícones mantido pelo designer Matthieu James, mesmo responsável pelo pacote de ícones Moka, foi inspirado e continuado com base no tema visual do Unity 8.

Sim, ao final, o Ubuntu vai aproveitar algo do que outrora era um sonho e adotar um pacote de ícones plenamente inspirado em seu Unity 8.

Mas infelizmente existe um pesar no tema Suru, James quando iniciou o tema, deixou claro que não abrangeria ícones de terceiros, ou seja, aplicações como Firefox, Chrome, Thunderbird, VLC, entre outras. Basicamente apenas o núcleo do sistema recebe novos ícones pelo Suru, isso acaba por causar uma quebra no visual, não sabemos se a Canonical manterá exatamente dessa forma, mas o provável é que realmente não exista abordagem para o que não “pertence” ao sistema.

Como o Suru é um pacote de ícones já ativo e existente, tomamos a liberdade de implementá-lo no Ubuntu 17.10 para mostrá-los como possivelmente ficaria o visual, vale lembrar que até chegar a LTS muita coisa ainda será adicionada no Suru, o pacote ainda receberá a atenção dos desenvolvedores do Ubuntu que agora trabalham em conjunto a Matthieu James.

Ubuntu Suru

Com a escolha de adotar um visual de ícones do Unity 8, quem sabe o tema GTK que virá, não acabe sendo o United, outro visual desenvolvido pela comunidade, baseando-se no que tinha sido apresentado pela Canonical para o futuro da distro.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube