Teclado Ai.type vaza dados e informações de 31 milhões de usuários - Linux Centro
type
News

Teclado Ai.type vaza dados e informações de 31 milhões de usuários

Para quem já usou ou usa o AI.type, um momento de preocupação é necessário. O teclado alternativo, desenvolvido pela empresa de mesmo nome para dispositivos IOS e Android, sofreu um vazamento de dados, onde o estimado é que 31 milhões de usuários tenham sido afetados.

Considerando que o aplicativo foi baixado por volta de 40 milhões de vezes na Playstore, o número é extremamente preocupante, pois representa praticamente toda a base de clientes da empresa que usam o teclado em dispositivos Android (Aparentemente apenas a versão desse sistema foi prejudicada).

No entanto, ainda é incerto todos os dados que tenham sido entregues nas mãos dos invasores, já que o que fora tomado é nada menos que o banco de dados da aplicação. A ZDNet conseguiu acesso parcial a essa base vazada e constatou que diversas informações estavam totalmente expostas, entre elas estão o nome completo do usuário, e-mail, data de nascimento, perfil de rede social, localização do usuário, resolução da tela do dispositivo onde o teclado é utilizado, número de telefone e dados analiticos como quantidade de palavras digitadas por dia e sessão.

Mas não somente isso, a base com tamanho de 557GB, também revelou ter armazenado mais de 8.6 milhões de dados de digitação armazenados, isso inclui não somente termos de pesquisa, como também senhas e emails. Outros 10.7 milhões de dados correspondiam a agenda de contatos dos clientes, além de IMEIs que também eram armazenados.

Além deste cenário já ser preocupante, visto a quantidade de informações, outra brecha é encontrada nesta situação, nos termos e condições do aplicativo AI.type, a informação existente é que todos os dados coletados pelo teclado são criptografados, porém a fácil identificação desses dados na base vazada, revelam o oposto. Ao final, ainda devemos questionar a quantidade desnecessária de informações que a empresa coleta e armazena dos clientes.

A recomendação neste momento é que os usuários que ainda utilizem o AI.type, abdiquem do aplicativo até que maiores explicações sejam dadas e procurem trocar todas as senhas de seus serviços.