Categorias: News

Facebook promove sua VPN Onavo e o fim da privacidade

Em 2013 o Facebook adquiriu o Onavo, um serviço de VPN, a idéia era aparentemente simples, adicionar mais um segmento de produtos a seu portfólio, tal qual vez com a compra do Whatsapp e Instagram.

Quase 5 anos após a compra, o Facebook pareceu decidir dar uma presença mais significativa para o Onavo, incorporando um link dedicado dentro da aplicação da rede social, sobre o nome de “Proteção”.

Na teoria o Facebook está vendendo o Onavo como uma camada de proteção aos usuários, no intuito de que estes não tenham que preocupar-se com dados interceptados em redes públicas, por exemplo. Na prática, o que a empresa está fazendo é capturar mais dados de seus usuários para os vender.

E tudo isso não é uma suposição, a informação é deixada clara nas regras de utilização do Onavo, onde o seguinte texto é passado ao usar pela primeira vez:

Quando usa a nossa VPN, nós recolhemos todas as informações que são enviadas e recebidas no seu dispositivo móvel. Isso inclui informações sobre: o seu dispositivo e a sua localização, as aplicações instaladas e a frequência com que usa essas aplicações, os sites que visita e a quantidade de dados que usa.
Isso ajuda a melhorar e operar o serviço Onavo ao analisar o uso de sites, aplicações e dados. Como fazemos parte do Facebook, também usamos essas informações para melhorar os produtos e serviços do Facebook, obter informações sobre os produtos e serviços que as pessoas valorizam e criar melhores experiências.

Imagem aplicativo Onavo

Como bem sabemos, uma VPN é capaz de ter o controle total de todos os dados dos usuários, obviamente devido a seu funcionamento, se tens dúvida de como funciona, aqui no Linux Centro já escrevemos um artigo sobre “O que é VPN?”. Porém ao termos como intuito a utilização de uma VPN como camada de segurança, como proposto pelo Facebook, a idéia é que a empresa responsável pelo seu mantenimento não faça a coleta ou armazenamento desses dados.

Infelizmente não é o que o Facebook pretende fazer com o Onavo, desta forma, caso procure uma VPN o melhor a fazer é adotar uma com diretrizes com maior foco na privacidade, porém casos considere válido adotar a solução que o Facebook começa a propagar em sua rede social, tenhas em mente que terás aberto o total controle de suas ações no dispositivo para a empresa.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Insync 3 – Software traz OneDrive para Linux de forma completa

O OneDrive é uma das opções mais baratas quando falamos em armazenamento em cloud, por R$ 30 ao mês o… Leia mais

8 horas ago

Prime OS – Conheça o sistema Android para PC

Alguns anos atrás, o Remix OS conquistou os holofotes como interessante solução para quem queria usar o Android como sistema operacional para seu notebook… Leia mais

4 dias ago

Baidu apresenta perdas financeiras no primeiro trimestre de 2019

A Baidu não vive um bom momento, após ter tentado ser a Google da China e enxurrar o mercado com… Leia mais

5 dias ago

Spotify oferece 3 meses por valor único de R$1,99

Para quem utiliza outro serviço ou usa apenas a versão gratuita do Spotify, a mais recente promoção tem como o… Leia mais

1 semana ago

Hulu – Disney terá o controle total do serviço de streaming

Em um novo movimento, a Disney prepara-se para tornar única proprietária do serviço de streaming Hulu. (mais…) Leia mais

1 semana ago

Como instalar aplicações Linux no Chrome OS e Cloud Ready

O Chrome OS vem evoluindo e saindo daquele nicho de sistema para “netbooks” em prol de tornar-se um sistema “híbrido”… Leia mais

1 semana ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego