Deepin Linux é acusado de ser um spyware - Linux Centro
deepin
News

Deepin Linux é acusado de ser um spyware

Tal como aconteceu no passado com o Ubuntu e sua lente da Amazon para o Unity, agora chegou a vez do Deepin ser acusado de ser um spyware.

A acusação iniciou-se por um usuário que identifica-se como quidsup no Github, segundo ele a distribuição Deepin estaria usando código do CNZZ (Um Google Analytics chinês) para captar dados de seus usuários em sua loja de aplicativos, no entanto o mesmo afirma que o sistema realmente não captura qualquer informação sensível do sistema, parecendo estar mais relacionado com obtenção de informações de localidade, tempo de resposta das ações e aplicações buscadas na loja.

A discussão fora levada ao Reddit, onde muitas críticas foram feitas ao Deepin Linux, para alguns membros e participantes da discussão, o Deepin mostrou-se um spyware inofensivo por não capturar dados relevantes do sistema ou informações pessoais de seus usuários, mas intrusivo ao captar informações sem informar e permitir a desativação.

O site MuyLinux entrou em contato com a equipe do Deepin sobre as acusações, a empresa explicou que a atual loja de aplicativo do Deepin é uma aplicação web (Inclusive é possível acessar a Deepin Store nesse link) e que na web a loja utiliza sim da tag do CNZZ para dados analiticos que permitam a melhoria do serviço, devido ao fato da loja na distribuição ser uma aplicação web, o código do CNZZ acaba sendo usado também dentro do sistema (Para melhor entendimento, imagine que a Loja do Deepin é na verdade um navegador personalizado, abrindo a página web da loja).

É válido lembrar que o uso de sistemas analiticos é comum na internet e normalmente servem para que a empresa entenda melhor as páginas mais acessadas, o tempo de carregamento de seu conteúdo, a origem de seu público, dispositivos mais usados, informações que ajudam o desenvolvedor a entender onde ele pode aplicar melhorias, o próprio Linux Centro usa o Google Analytics.

Mas e você? Vê em algum problema no Deepin ter um sistema analítico em sua loja? Acha essa ação invasiva?

Não deixe de curtir nossa fanpage no Facebook para ficar por dentro de nossas matérias, são noticias, dicas, tutoriais, análises e muito mais sobre o mundo tecnológico. Você também pode participar de nossa comunidade no Google Plus e compartilhar conteúdo, tirar dúvidas e interagir com outros leitores.