Google vai reduzir quantia paga a Apple para ter buscador no IOS
alphabet-google
News

Google vai reduzir quantia paga a Apple para ter buscador no IOS

A Google manteve por muitos anos, contratos milionários com empresas de software para manter seu buscador como principal, tais como tinha com a Mozilla e Apple.

Porém, da mesma forma que a gigante de Mountain View diminuiu o valor ofertado para a Mozilla, o que fez a desenvolvedora do Firefox ter um contrato de curto prazo com a Yahoo (Foi encerrado, como quebra contratual, após a venda da Yahoo para a Verizon), o mesmo acontecerá com o contrato entre Google e Apple.

A Google está disposta a reduzir seus gastos relacionados a estes tipos de contratos, por mais que a empresa tenha seus rendimentos em bom crescimento, no último trimestre a receita da Alphabet fora de 100 bilhões de dólares, esses contratos têm tido um crescimento de custo vertiginoso, o da Apple saltou de 1 bilhão para 3 bilhões no último ano, simplesmente, para garantir que o buscador Google vem como opção nativa e principal no IOS.

Ainda não sabe-se como a Apple receberá essa notícia, obviamente financeiramente não é um enorme impacto para a empresa de Cupertino, porém, ela pode não concordar com a redução de valor que será negociada e optar por ver ofertas de empresas como a Microsoft.

É válido considerar que a Google já não enxerga mais reais necessidades desses inflados contratos para garantir a presença de seu buscador, confiando no reconhecimento de sua marca e qualidade de seu produto.