Canonical pretende reformular instalador do Ubuntu - Linux Centro
canonical ubuntu instalador
News

Canonical pretende reformular instalador do Ubuntu

O instalador do Ubuntu já foi uma grande novidade e reformulação no universo das distribuições Linux, quando chegou ao mercado. Em um mundo que usar Linux no desktop era uma tarefa para usuários avançados, a Canonical apresentava ferramentas facilitadoras.

Passado alguns anos, hoje esse não é um problema no universo Linux, pelo contrário, seu ferramentário de opções gráficas abrangem os mais diversos segmentos e fazem com que usar Linux seja mais fácil do que qualquer outro sistema atual.

Mas Mark Shuttleworth está disposto a manter o Ubuntu como uma distribuição que aposta em novidades e anunciou que em breve teremos a próxima geração do instalador, chamado de Ubiquity NG, as pretensões do CEO e fundador da Canonical é ter um instalador que conte com um assistente mais inteligente e seja ainda mais flexível.

O novo instalador ainda não tem nada concreto e desenvolvedores foram convidados a darem sugestões no esboço, porém, Mark já tem algumas idéias em mente, sendo elas aproveitar ferramentas que a Canonical já desenvolveu para outros segmentos como o Curtin, já usado no Ubuntu Server, e o MAAS – este que também faz uso do Curtin.

O CEO da Canonical também pretende que a interface do novo instalador seja construído em HTML 5, usando o framework Electron, por fim, seu empacotamento seria em Snap

É válido lembrar que não é a primeira vez que a Canonical mostra interesse em reconstruir o instalador do Ubuntu, quando o Unity 8 ainda era um projeto vivo, o instalador já tinha recebido uma repaginada e readequação, no entanto, com a morte do Unity 8, esse instalador também fora deixado para trás.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube