Gnome apresenta sua nova tela de bloqueio - Linux Centro
gnome lock screen
News

Gnome apresenta sua nova tela de bloqueio

O Gnome hoje possui uma tela de bloqueio muito agradável e que procura tirar o máximo dos dois mundos (teclado + mouse ou tela de toque), atualmente, o usuário pode arrastar a tela para cima para a desbloquear, puxar com o mouse ou simplesmente clicar no enter. Além disso a tela de bloqueio do Gnome é capaz de exibir notificações e permitir o controle do player de música, evitando que tenhas que desbloquear a estação de trabalho para mudar ou pausar a música.

Mas a equipe do Gnome resolveu que é tempo de renovar e melhorar o que possuem atualmente, para isso estão trabalhando em uma nova interface que tem como principal objetivo, melhorar a navegação inicial.

A nova tela de bloqueio facilitará o acesso de computadores que possuem mais de um usuário, os mostrando de forma agradável assim que o sistema é inicializado, como também pretende deixar a autenticação com senha ou biometria, algo mais em conjunto com as demais informações exibidas na tela (Atualmente ao ir para a tela de password, o GDM deixa de exibir as notificações).

A nova proposta possui um grande requinte visual, com notificações e ícones de aplicações exibidos em bolhas no canto direito da tela, cores mais vivas e mais foco na foto de perfil do usuário, assim como um ícone que sinaliza o suporte da interface ao sistema de biometria de sua máquina.

A nova tela de desbloqueio está em desenvolvimento e ainda não possui previsão de quando estará disponível (No vídeo vemos que está sendo testada na versão 3.30 do Gnome), por hora, você pode dar uma olhada no vídeo abaixo que mostra seu funcionamento.