CIAB FEBRABAN 2018 - Bancos aumentam investimento no setor mobile
News

CIAB FEBRABAN 2018 – Bancos aumentam investimento no setor mobile

No último ano, as instituições bancárias focaram grande parte de seus investimentos em tecnologias, conforme mostra a recente pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária.

Segundo a última edição, o setor bancário passou a ocupar o primeiro lugar, ao lado do governo, como áreas de maior representação no investimento de novas tecnologias, ambos ocupando 15% cada um de um gráfico que divide espaço vários setores do mercado, tais como indústria pesada, comércio, telecomunicações, saúde e assim por diante.

A pesquisa ainda compara o cenário brasileiro com o mundial, onde vemos que em média mundial o setor bancário representa 13% dos investimentos em tecnologia, enquanto governos ficam com 16% de representação.

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária

Os investimentos em 2017 chegam ao valor de R$ 19,5 bilhões de reais e significam um aumento de 13% quando comparado com o mesmo período de 2016, se retirado os valores com despesas, a real percentagem de aposta em novas tecnologias é de 5% de aumento em um ano.

A área que recebeu maior foco por parte dos bancos neste último ano, foram os softwares que entre telecom e hardware, representa 59% dos investimentos.

E o grande foco das instituições bancárias tem sido os smartphones, graças ao mobile as transações bancárias tiveram um aumento de 10%, sendo que do total de transações, 30% já são feitas por smartphones.

Por fim, é interessante destacar que, segundo aponta a pesquisa, conforme cresce os investimentos em aplicativos por parte dos bancos, o uso de canais de comunicação tradicionais, como call center e agências, caem significamente. Enquanto esses meios de contato representavam 46% da utilização por clientes em 2011, hoje representam apenas 29%, enquanto 58% dos clientes já utilizam o internet banking ou aplicativos para suas comunicações com as instituições financeiras.

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube