Opera 54 - Speed Dial reformulado e muitas novidades - Linux Centro
opera
News

Opera 54 – Speed Dial reformulado e muitas novidades

Algo é preciso ser reconhecido no Opera, ele sempre foi um navegador preocupado em renovar-se e inovar e deixar de comentar uma ou duas versões dele, já é o suficiente para termos muitas features para vos apresentar.

Essa semana fora apresentada a versão 54 do Opera e junto uma repaginada no Speed Dial, antes o navegador mantinha o Speed Dial com seus favoritos e extensões especificas para ele, separado da sua página de noticias, agora o navegador segue o padrão do Yandex Browser e passa a exibir seu feed de notícias na parte de baixo do Speed Dial, agrupando as informações, colocando mais a vista e facilitando sua busca por informações.

Uma função de recovery também se faz presente e tem como o intuito facilitar ao usuário uma instalação limpa, sem precisar desinstalar o navegador. Basta clicar na opção de recovery para que o browser volte as suas configurações iniciais da primeira instalação.

O botão de atualização nas configurações também fora renovado, mas ele é válido apenas para o Windows, nas distribuições Linux ele não é encontrado, visto que após a primeira instalação os repositórios do navegador são adicionados ao da distro e as atualizações ocorrem junto com as do sistema.

Agora para quem andou afastado do Opera, as últimas atualizações entregaram ainda mais funcionalidades ao browser, a barra lateral que serve como acesso a versões otimizadas do WhatsApp Web, Telegram e Messenger, recebeu uma melhoria nos seus ícones e ganhou acesso a funcionalidade chamada Flow.

O Flow tem como intuito tornar mais rápido o compartilhamento entre mobile e desktop, sua aparência é tal qual a de um conversa em um mensageiro e por ali você pode enviar notas ou páginas, recebendo-as em todos os dispositivos conectados em seu Flow. Nos dispositivos mobile é necessário usar o Opera Touch para ter essa funcionalidade, uma versão separada do Opera tradicional, totalmente repaginado para interfaces touchscreen.

 

Por fim, o Opera também apresentou pesquisa instântanea, funcionando de forma similar ao HUD do antigo Unity do Ubuntu, basta você clicar no atalho de teclado ou no ícone de pesquisa na barra lateral para que uma barra flutuante de pesquisa seja colocada acima de sua navegação, por ali você pode rapidamente buscar algo na internet ou em abas abertas, todo o conteúdo será exibido em um modal que você pode ao final, pedir para abrir em uma nova aba. A opção é interessante para quando você leu sobre determinada coisa ou assunto e quer fazer uma rápida busca, sem sair do conteúdo ou aba que encontra-se naquele momento.

Para instalar o Opera em sua distribuição Linux, clique aqui, fique a vontade para usar os comentários e nos contar sua experiência. Também aproveite para inscrever-se em nosso canal e acompanhar vídeos sobre diferentes assuntos tecnológicos.