Opera chega as lojas Linux com o pacote Snap - Linux Centro
opera
News

Opera chega as lojas Linux com o pacote Snap

Os pacotes snaps facilitaram a chegada de softwares proprietários ao ecossistema de distribuições Linux, além obviamente de simplificar o desenvolvimento/distribuição de um software para as mais diferentes distros.

Ao lado do flatpak, a solução vem permitindo uma considerável ampliação das lojas de aplicativos e o mais novo é o Opera, que nesta quinta-feira, chegou oficialmente a Snap Store.

A Opera, em seu blog, afirma que essa é uma excelente solução que permite a empresa entregar seu navegador aos seus clientes, independente da distribuição Linux, de forma fácil e rápida.

Por hora, apenas a versão estável foi disponibilizada, mas a empresa pretende usar esse formato também para distribuir a versão beta e developer do navegador.

Quem usa o KDE como ambiente gráfico e tem a Discovery como loja de aplicativos (A Store oficial do KDE), precisa apenas ativar o repositório Snap nas configurações da Loja e o Opera estará disponível para instalação, junto com outros softwares como Slack, Skype e Spotify

.opera linux

Quem utiliza o Ubuntu, já possui a Ubuntu Software habilitada para o Snaps, bastando apenas procurar pelo Opera na loja. Agora se você não utiliza o Ubuntu e nem o ambiente KDE, pode ser que a loja de aplicativos de seu sistema não tenha habilitado o suporte ao Snap, mas como a maioria das principais distribuições possuem o suporte ao Snapd, você também pode recorrer a instalação pelo terminal, através do comando:

sudo snap install opera

E por fim, vale destacar que a Canonical mantém uma loja web do Snap, onde o usuário consegue pesquisar por softwares e ser direcionado para a loja desktop no momento da instalação, ou copiar o comando para instalação via terminal.

E você usa o Opera? E os pacotes snaps? Fique a vontade para usar nossos comentários ou comunidade e nos contar sua experiência e dar sua opinião!