Ubuntu agora possui controle de permissões em pacotes snap
ubuntu
News

Ubuntu agora possui controle de permissões em pacotes snap

Se você utiliza o Ubuntu pode ter se deparado com a funcionalidade, se ainda não a percebeu, saiba que agora os pacotes snap contam com um controle de privacidade no mesmo padrão que o Android.

Agora ao instalar uma aplicação pela loja do Ubuntu que esteja sendo fornecida como um snap, o usuário é capaz de autorizar ou não o acesso da aplicação a diversas funcionalidades do sistema, tais como utilização da câmera, acesso a impressoras, internet, reproduzir áudio, ler e escrever arquivos, entre outras permissões.

Ubuntu Permissions Snap
Tela de permissões do Ubuntu para pacotes Snaps

O melhor é que não somente as permissões podem ser dadas e retiradas a qualquer momento com a opção gráfica disposta ao lado do botão de desinstalação na loja de softwares, como ao tentar efetuar um primeiro acesso dessas funções, será perguntando ao usuário se ele realmente deseja conceder aquele acesso para a aplicação.

Por exemplo, ao usar o Opera, que agora é fornecido como snap, no Ubuntu e clicar na opção do navegador para o tornar padrão, uma janela do sistema surgirá, avisando que aquela aplicação deseja mudar o comportamento do sistema e até exibindo o caminho que ela está modificando, dando a opção de autorizar ou não a ação.

Essa implementação aumenta a segurança do sistema e dá mais controle ao usuário, não somente para saber o que a aplicação está acessando em seu sistema, como também ter o direito de conceder ou não a permissão.

Se você usa o Ubuntu 18.04 ou superior, nada precisa fazer, essa funcionalidade já está presente no sistema. Infelizmente, por hora, não a encontramos em variantes como o KDE Neon, que também utilizam os pacotes snaps através do KDE Discover.

Não deixe de acompanhar o Linux Centro para estar por dentro de noticias, reviews e dicas sobre tecnologia. Curta nossa fanpage no Facebook, nosso canal no Youtube e participe de nossa comunidade no Google Plus.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube