Microsoft libera 60 mil patentes para proteger o Linux - Linux Centro
microsoft
News

Microsoft libera 60 mil patentes para proteger o Linux

Em uma ação inesperada, a Microsoft anunciou que liberou todo o seu portfólio de patentes, com exceção das do Windows, totalizando 60 mil patentes que vão contribuir para com o Linux e até mesmo o Android.

Para você ter uma idéia, só em 2014 a Microsoft lucrou US$ 3,4 bilhões de dólares com o licenciamento de suas patentes para fabricantes de dispositivos Android.

A liberação das patentes significa abrir mão desse valor, mas também a sua adesão a OIN (Open Invention Network) organização que tem como objetivo proteger a inovação tecnológica, fornecendo patentes sobre licenças livres, para isso desde sua fundação, a OIN tem feito parcerias e aquisições de patentes para as fornecer de forma livre e garantir a existência do software livre. A OIN atende hoje, sobre a liderança do CEO Keith Bergelt e de seu Conselho de Administração, 2.650 empresas com o seu portfólio de patentes.

A Microsoft espera que com mais essa decisão, deixar claro que não é mais a inimiga do software livre, imagem que construiu para si nos anos anteriores, mas desde a ascensão de Satya Nadella tem lutado para mudar esse posicionamento.

A Microsoft oficializa que aprendeu que o software livre acelera a inovação e que o desenvolvedor não ter uma escolha binária entre Windows e Linux, mas sim a possibilidade de escolher qualquer plataforma e dispositivo, podendo utilizar a tecnologia de sua escolha.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube