Google planeja serviço de assinatura para apps e jogos do Android -
google play store
News

Google planeja serviço de assinatura para apps e jogos do Android

Parece que o modelo de assinatura a “la Netflix” também está chegando para aplicativos e games de smartphones, ao menos essa é a idéia da Google para a Play Store.

Desenvolvedores do XDA Developers encontraram no código da última versão da Play Store, alguns apontamentos para o recurso chamado de Play Pass, que sugestiona um sistema de assinaturas.

Trecho do código da Play Store com referência ao Play Pass

Em seguida, usuários evidenciaram a pretensão da Google, exibindo o print de uma pesquisa da gigante de Mountain View que está sendo feita no Google Reward Opinion, com uma simples pergunta a empresa deseja saber se os usuários gostariam de ter a possibilidade de pagar um único valor mensal para ter acesso a aplicativos e jogos para Android.

Google Play Pass Play Store subscription
Print da pesquisa do Google Opinion Reward

A proposta é interessante e pode mostrar-se vantajosa para todos, visto que poderia aumentar a consumação de conteúdo pago, diminuiria a necessidade de utilização de publicidade nos aplicativos e jogos, fomentaria ainda mais o desenvolvimento mobile e tornaria mais acessível a consumação de conteúdo não gratuito.

Agora obviamente que uma simples assinatura de nada adianta se não chegar com conteúdo atrativo, para conquistar usuários a Google teria que seguir com uma empreitada similar a da Microsoft, fechando parceria com desenvolvedores de renome na loja e jogos que tenham apelo de público.

Essa nova possibilidade poderia até mesmo significar uma grande diminuição na aposta do modelo freemium, que acabou degradando a experiência de jogos para smartphones e hoje é uma das maiores fontes de receita de jogos para Android, assim como a publicidade em aplicativos.

Por fim, essa também seria uma estratégia para a Google aumentar a monetização do Android e de sua loja, visto que apesar de possuir o dobro de downloads em app’s, o gasto com compras de aplicativos é superior na loja do IOS.

E você? Pagaria uma assinatura para ter acesso a jogos e apps pagos do Android?

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube