Categorias: News

Uber testa modelo de assinatura para desconto em viagens

A Uber começou os testes de um modelo por assinatura nos EUA, chamado de Ride Pass. O serviço não possui um valor fixo, tendo variação conforme a localização, em Miami a assinatura custa US$ 14,99 dólares ao mês, enquanto em Los Angeles sai por US$ 24,90 dólares ao mês.

A proposta da Uber é oferecer um serviço de assinatura que garantirá aos usuários descontos em suas viagens, com abatimentos em torno de 15%, além de estarem isentos de tarifas dinâmicas ocasionadas por chuvas e alta demanda no horário, além disso, a Uber também garante até mesmo preços sem variações (como em casos que devido a um trânsito maior, a viagem acaba saindo mais cara do que o valor inicialmente exibido e cobrado).

Para os motoristas, a Uber diz que não haverá qualquer impacto, estes continuarão recebendo pelas mesmas regras de KM e duração da viagem, sem alterações em suas tarifas. Em casos que as viagens dos assinantes saírem mais caro, a Uber é quem cobrirá o custo, similar ao que ocorre com o Uber Pool, onde caso não seja localizado outro passageiro no trajeto, a Uber é quem cobre a diferença.

No entanto a empresa não é a primeira a tentar essa modalidade de assinatura, no Brasil a Easy tentou algo similar, funcionando praticamente no mesmo modelo, os assinantes pagavam um valor em troca de terem descontos em suas corridas.

Nos Estados Unidos a Lyft também pratica um modelo de assinatura, porém um pouco diferente, chamado de “All-Acess Plan” o usuário tem um custo de US$ 299 dólares ao mês, para poder usar 30 corridas de até US$ 15 dólares sem custos adicionais, dando um retorno final ao usuário de até US$ 450 dólares.

A medida da Uber tem como propósito trazer novos modelos de monetização, conforme aproxima-se o momento da empresa entrar para a bolsa de valores. O problema é que a Uber não é uma empresa lucrativa, tendo perdas consecutivas devido ao investimento em projetos que não geram retorno financeiro, um modelo de assinatura que possa acarretar em mais despesas para a empresa, ao invés de ganhos líquidos, pode prejudicar ainda mais os relatórios fiscais da startup.

Por outro lado, poderia significar em uma fidelização do cliente, em um mercado que já existem concorrentes de peso, mesmo no Brasil onde alguns players não são encontrados, temos nomes como Cabify e a brasileira 99 (agora gerida por um grupo chinês), competindo neste mercado.

Por fim, não existe qualquer informação de chegada dessa assinatura ao Brasil, é muito comum a Uber testar novas funcionalidades e serviços nos EUA que nunca chegam a tomar forma no Brasil. Mas caso chegue por aqui, você toparia em ser um assinante do Uber?

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Baidu apresenta perdas financeiras no primeiro trimestre de 2019

A Baidu não vive um bom momento, após ter tentado ser a Google da China e enxurrar o mercado com… Leia mais

4 horas ago

Spotify oferece 3 meses por valor único de R$1,99

Para quem utiliza outro serviço ou usa apenas a versão gratuita do Spotify, a mais recente promoção tem como o… Leia mais

2 dias ago

Hulu – Disney terá o controle total do serviço de streaming

Em um novo movimento, a Disney prepara-se para tornar única proprietária do serviço de streaming Hulu. (mais…) Leia mais

3 dias ago

Como instalar aplicações Linux no Chrome OS e Cloud Ready

O Chrome OS vem evoluindo e saindo daquele nicho de sistema para “netbooks” em prol de tornar-se um sistema “híbrido”… Leia mais

4 dias ago

O Linux estava certo e a Microsoft percebeu

Não é muito difícil vermos pessoas que, ou por não gostar, ou por não terem contato, rotularem as distribuições Linux… Leia mais

1 semana ago

Rappi – Nossa experiência com o aplicativos de entrega

O Rappi é uma startup colombiana com o propósito de entregar de tudo, atualmente é uma das mais relevantes neste… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego