Google lança nova versão do reCAPTCHA com foco em I.A - Linux Centro
https://webmasters.googleblog.com/2018/10/introducing-recaptcha-v3-new-way-to.html
News

Google lança nova versão do reCAPTCHA com foco em I.A

No início desta semana a Google apresentou a nova versão do reCAPTCHA, mais especificamente a v3 que traz maior uso de inteligência artificial, com maior controle de segurança para o desenvolvedor e menor desgaste para com o usuário, o que significa, menos cliques ou ficar selecionando a imagem correspondente.

Inicialmente desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon e adquirido pela Google em 2009, o sistema que é uma evolução do captcha com um nível maior de segurança e com o propósito de utilizar a digitação de frases e palavras para ajudar na digitalização de documentos.

Ao longo dos anos a ferramenta evoluiu e também passou a ter novos objetivos, servindo não somente para ajudar na digitalização de documentos, como também para alimentar a inteligência artificial, fazendo com que esta seja capaz de melhor identificar objetos em imagens e o comportamento de usuários.

Ainda na v2 existia a possibilidade de utilizar o reCAPTCHA invisível, que procurava entender o comportamento de navegação para determinar se era um usuário real ou um BOT, para apenas em último caso pedir a interação de reconhecimento de imagens.

A nova versão vai mais além e aproveita-se totalmente da IA da Google para fazer essa camada de segurança, porém dando maior controle ao desenvolvedor. Agora o reCAPTCHA conta com um sistema de pontuação que vai de 0,1 á 1, quanto mais alto, mais certo é que a navegação está sendo feita sem objetivos obscuros.

Em posse dessa pontuação, o desenvolvedor pode determinar o nível de segurança de sua aplicação ou até determinada área dela, indicando para a Google que quando abaixo de um valor específico, seja exigido uma autenticação de dois fatores por SMS ou até o bloqueio do acesso.

Visto o total foco em I.A, a Google recomenda que o reCAPTCHA v3 seja implementado em todas as páginas de sua aplicação, não mais apenas na de login, desta forma o sistema é capaz de analisar com maior precisão o comportamento dos usuários e gerar uma pontuação mais assertiva.

Para os desenvolvedores significa um nível maior de segurança e maior controle de suas aplicações, para os usuários significa menor impacto com o sistema de reCAPTCHA e ao mesmo tempo, beneficiar-se com o nível extra de segurança.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube